Símbolos da páscoa e seus significados

A páscoa é um dos momentos mais especiais para os cristãos e possui muitos símbolos. Conheça o significado de alguns deles aqui.

A páscoa é um evento religioso cristão, no qual normalmente a data é comemorada por igrejas ligadas a uma corrente religiosa como a maior e mais importante festa da Cristandade, já que na páscoa é celebrado a Ressurreição de Jesus Cristo após sua morte por crucificação que aconteceu em meados dos anos 30 ou 33 DC.

Nesta data além da celebração da ressurreição há toda uma cultura que envolve os símbolos que são muito utilizados na páscoa que algumas pessoas ainda desconhecem, pois com o passar dos anos a festa acabou se tornando uma data de muita prosperidade, afeto e união entre os amigos, familiares e pessoas em geral.

Muitos são os símbolos que podemos encontrar na páscoa e para poder compreender quais são os mais importantes e o que representam para essa data, confira abaixo os significados de alguns desses símbolos.

Coelho da páscoa de cupcake.

Símbolos da páscoa

Conheça o significado dos símbolos da páscoa e entenda melhor este período que é considerada sagrada para muitos cristãos que seguem terminantemente essa tradição.

Ovo

Ovo de páscoa

O ovo representa o nascimento, a vida e a ressurreição de cristo. A utilização deste elemento já era habito desde a antiguidade presentear pessoas com ovos de páscoa todos decorado e colorido além do que os ovos também representam o fim da quaresma.

Pão e vinho

Vinho e pão

Na era de cristo era muito comum se consumir pão e vinho, já que Jesus se serviu desses alimentos simbolizando sua presença quando foi instituída a eucaristia. Por isso que o pão e o vinho ou o trigo e a uva representam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.

Cordeiro

Cordeiro

Este animal é um dos símbolos mais antigos da páscoa, pois no novo testamento ele simboliza Cristo que é o cordeiro de Deus sacrificado para que toda a humanidade pudesse ser salva, ou seja, o seu rebanho.

Coelhos

Coelhos

Os coelhos surgiram como um dos símbolos da páscoa na época dos egípcios, e representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Velas

Velas

As velas são consideradas marca das celebrações pascais religiosas, em alguns países os católicos apagam as velas das igrejas somente na sexta feira da paixão. Logo na véspera da páscoa fazem um novo fogo para ascender o principal círio pascal que o utilizam para reascender as velas da igreja.

Sinos

Sino

Os sinos representam a canção da alegria em ressurreição expressada nos cânticos de aleluia, tocando de forma festiva anunciando novos tempos e alma nova nas criaturas.

Peixes

Peixe

Os peixes são um dos mais antigos símbolos de cristo, já que quer dizer que devemos sempre viver mergulhado na Graça de Cristo e na Vida Divina que é trazida pelas águas do batismo, já que neste momento nascemos espiritualmente.

Se você conhece mais alguns símbolos ou significados, participe deixando um comentário.

30/01/13 por Paula

   



Mais informações por email

Comentar