Segundo mês de gestação

A gravidez é geralmente descoberta no segundo mês de gestação. Confira alguns dos sintomas típicos desta fase e tire suas dúvidas.

Durante os nove meses de gestação, o corpo feminino passa por várias mudanças, assim como o bebê que vai se desenvolvendo e crescendo até o dia de seu nascimento. Nos primeiros meses, a mulher deve redobrar os cuidados, é nesse período que elas começam a sentir os principais sintomas da gravidez, como:

- Fadiga.
- Sangramento.
- Enjôos e vômito.
- Ausência da menstruação.
- Sensibilidade e inchaço nas mamas.
- Vontade excessiva de urinar.
- Dificuldades respiratórias.
- Hiperpigmentação das aréolas.
- Aparição de estrias.
- Aceleração dos batimentos cardíacos.
- Azia.
- Câimbras.
- Seios doloridos.
- Cansaço e sonolência em excesso.
- Endurecimentos dos mamilos.

Como calcular o tempo de gravidez

Muitas mulheres encontram dificuldades de calcular o tempo de gravidez, então a melhor alternativa é consultar um especialista. Como os meses variam de 28, 30 e 31 dias, alguns médicos preferem fazer os cálculos com base no calendário lunar, ou seja:

- 1 semana lunar = 7 dias
- 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

Normalmente, o período entre a gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, que correspondem a 40 semanas do calendário lunar. Um mês possui 4 semanas, então 40 semanas, no período de gravidez, correspondem a 10 meses lunares.

Segundo mês de gestação

 

A maioria das gestantes descobrem a gravidez logo no segundo mês de gestação (aproximadamente após 29 dias ou a quinta semana lunar), quando o zigoto passa a ser chamado de embrião, ele que passa por um desenvolvimento celular, medindo inicialmente apenas 1 centímetro de comprimento.

É nesse período que os membros começam a se desenvolver, como as mãos, pés, dedos e, principalmente, quando o coração já está com as quatro cavidades formadas, iniciando a circulação sanguínea, com veias visivelmente formadas.

Durante o segundo mês, o bebê possui uma pele bem fina e transparente. É quando as características do rosto surgem, se desenvolvendo gradativamente até o nascimento. Em pouco tempo começam a surgir os músculos, o esqueleto se desenvolve, assim como o tubo neural se fecha totalmente. A partir desse período os olhos, orelhas, boca, placenta, cordão umbilical começam a se formar.

Logo que a mulher descobre a gestação é fundamental procurar um médico especialista!

Gestação semana a semana

Publicado por Fabio
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar