Roupas de Festa Junina


O Mês de junho está ai, o meio do ano chegou rápido! Junto com ele as festas juninas, que são uma excelente expressão de cultura popular, pois nelas as regiões do Brasil adaptam as festas ao seu estilo.

Inicialmente homenageando a São João as festas juninas possuíam uma função mais religiosa, que ao passar dos anos foi se difundindo, até chegar no ponto em que estamos hoje, em que o principal objetivo e alegrar todos os seus participantes a também aqueles que os assistem.
Nos finais de semana desse mês, é muito comum se deparar com alguém saindo de casa com a roupa típica da festa, não se assuste, as pessoas estão apenas saindo de casa para ir para algum arraia.
Essa questão das vestimentas é realmente muito interessante, pois o tempo passa e elas permanecem as mesmas, demonstrando que o pessoal respeita as tradições e gosta de fazer bonito nas festas, se vestindo a caráter.

Um dos trajes mais marcantes das festas juninas são as camisas xadrez, pois elas são muito comuns para homens do campo e esse ano estão em alta na moda, por isso vale a pena comprar uma, para utilizar na festa uma ótima idéia é colocar uma flor de girassol no bolso, ficará um detalhe muito interessante, que você ainda poderá estar colocando no cabelo da sua parceira de quadrilha. As calças utilizadas pelos homens nas festas juninas são uma risada a parte, pois normalmente possuem a cintura bem alta e o comprimento menor que o ideal deixando a canela de fora, a presença de remendos é muito comum, você pode ousar, fazendo remendos na forma de coração que fica muito engraçado. Na cintura um pedaço de corda amarrado como cinto irá te deixar com uma aparência muito mais engraçada, e demonstrar que a função do cinto é apenas segurar a calça. Nos pés uma botina de preferência bem usada fecha o seu look de uma maneira bastante tradicional, se preferir você poderá também utilizar sandálias de couro. E é claro, não poderia faltar na cabeça um chapelão de palha, quanto maior melhor!
Para as garotas um vestido rodado, uma par de sandálias, e um chapéu são o suficiente para fazer bonito, tranças no cabelo ajudam a completar a harmonia.

Publicado por Fabio
Revisado em 07/06/2011

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar