Receita de pastel de forno

Os pastéis são realmente saborosos e podem ser feitos de maneiras saudáveis, os pastéis de forno são simples e fáceis de fazer em casa.

Receita de pastel de forno.

Os pastéis também podem ser preparados no forno.

Pastel é um alimento composto por massa tendo como base a farinha na qual se dá por uma forma de caixa ou envelope, onde é colocado o recheio para depois fritar e ser consumido.

O pastel de um modo geral é um dos alimentos mais vendidos e consumidos nas feiras, barracas e mercadões das cidades onde não se equipara o tradicional pastel de feira com os pastéis feitos em casa.

No entanto, os pastéis que conhecemos aqui no Brasil foram inventados em meados da década de 1940 pelos descendentes imigrantes japoneses que estavam na cidade de Santos – SP os quais modificaram a receita para usar recheios tipicamente brasileiros.

Rapidamente a receita de pastel se espalhou por São Paulo e depois em todo o país sendo ainda na década de 40 uns dos alimentos mais consumidos de São Paulo, onde atualmente continua sendo um dos mais procurados em feiras livres.

Pastel de forno

Muitas pessoas devido à qualidade de vida ou até mesmo por não gostarem de alimentos fritos optam pelos assados que são mais saudáveis e menos gordurosos ajudando assim a manter os níveis de colesterol.

Abaixo seguem algumas receitas de pastel de forno, onde pode fazer em casa quando quiser além de se tornar uma ótima opção de lanche das crianças ou até mesmo de café da tarde.

Receita de pastel de forno

Pastel de forno feito com carne.

Ingredientes:

-1 colher de sobremesa de sal.
-250 g de gordura vegetal.
-½ kg de farinha de trigo.
-½ xícara de chá de guaraná.

Ingrediente do recheio:

-1 tomate picado (sem pele e sem semente).
-2 colheres de sopa de salsinha picada.
-3 colheres de sopa de azeite.
-½ xícara de chá de ervilhas.
-1 tablete de caldo de carne.
-½ kg de carne moída.
-Gema para pincelar.
-1 cebola picada.
-1 dente de alho.
-Sal.

Modo de preparo da massa:

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e misture até que fique uma massa homogênea, então deixe descansar até que sobre de tamanho.

Depois de atingir o tamanho abra a massa e corte com o auxilio da borda do copo mesmo, coloque o recheio que deve estar pronto, feche a massa e pincele com gema.

Leve a massa ao forno pré-aquecido em 200ºC por aproximadamente 15 minutos e sirva logo em seguida ainda quente.

Modo de fazer o recheio:

Em uma panela grande coloque a cebola, o alho e o azeite e deixe dourar levemente, em seguida crescente o caldo de carne, a carne moída, as ervilhas e o tomate picado e mecha muito bem.

Depois acrescente o sal e a salsinha e deixe terminar de cozinhar até que fique pronta para consumo.

Receita de pastel de forno com massa de pastel

Pastel com massa de pastel.

Ingredientes da massa:

- 500 g de massa pronta para pastel (tamanho grande).

Ingredientes do recheio:

- Salsa, cebolinha e orégano desidratados a gosto.
- 2 colheres de café de sal fino.
- 10 azeitonas sem caroço picadas.
- 2 colheres de sopa de azeite.
- 300 g de ricota.
- 1 dente de alho.
- 1 cebola pequena.

Ingredientes para pincelar:

- 1 gema.
- 1 colher de sopa de azeite.

Modo de fazer:

No processador coloque todos os ingredientes do recheio exceto a azeitona, ela deve ser acrescida somente depois de todos os ingredientes misturados e temperados.

Em cada massa do pastel coloque aproximadamente uma colher de sobremesa do recheio, se estiver muito seca umedeça as bordas da massa com um pouco de água. Para que fiquem bem fechadas sele as pontas com a ajuda de um garfo.

Coloque em uma forma comum unte com óleo ou azeite e forre a forma com papel alumínio, antes de colocar os pasteis lembre-se de dar as pinceladas com a gema misturada para dar cor aos pastéis.

Depois de tudo pronto coloque no forno para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem todos bem dourados em um forno alto pré-aquecido. Sirva ainda quente.

04/09/12 por Paula

   



Mais informações por email

Comentar