Quando termina o horário de verão

Horário de verão acontece anualmente com o intuito de economizar energia elétrica, o mesmo é adotado na região Sul, Sudeste e Centro Oeste.

O horário de verão consiste na alteração do horário de uma região, o mesmo acontece apenas em uma parte do ano. As pessoas devem adiantar uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento acontece durante o verão devido os dias serem mais longos.

O atual horário de verão começou no terceiro domingo do mês de outubro, no dia 21, e vai terminar no terceiro domingo de fevereiro, que em 2013 cairá no dia 17 de fevereiro, portanto fique atento com essa data para atrasar uma hora o seu relógio.

Horário de verão

Objetivo do horário de verão

O horário de verão tem como objetivo principal a economia de energia elétrica, pois os brasileiros podem aproveitar um pouco mais a luz natural dos dias que são mais longos nessa época do ano.

Essa medida é aplicada apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste do Brasil. No Norte e Nordeste essa regra não é adotada.

Sem o horário de verão o consumo de energia é maior, principalmente às 18h, considerado o horário de pico. As indústrias e comércios também consomem mais energia. Com essa tática no ano de 2007 o país economizou R$ 50 milhões em energia elétrica.

O horário de verão contribui para a preservação do meio ambiente evitando poluição como a queima de combustível fóssil através da energia elétrica de origem térmica.

Além do mais os brasileiros podem aproveitar esse horário para lazer, já que tem maior segurança ao entardecer.

História do horário de verão

Economizando energia da sua casa

O horário de verão foi cogitado por Benjamin Franklin nos estados Unidos, porém à Alemanha adotou primeiro essa tese no ano de 1915. Já no Brasil o horário teve inicio na década de 30 durante o governo de Getúlio Vargas. No entanto o país ficou 18 anos sem o horário de verão e o mesmo só voltou devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Diante disso o horário passou a ocorrer todos os anos.

Entre os países que adotam o horário de verão está o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Rússia, Turquia, Cuba, Austrália, Nova Zelândia, Chile e Paraguai. O horário de verão tem início e término aos domingos com o intuito de facilitar a adaptação do ser humano.

Publicado por Evelin
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar