Quais os nutrientes da carne vermelha

O corpo necessita de nutrientes, e na carne vermelha podemos encontrar todos que precisamos. Mas o alimento deve ser consumido moderadamente.

Baquete de carne vermelha.

A carne vermelha deve ser consumida moderadamente.

A carne é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros de forma geral, já que ela pode ser suína, bovina ou até mesmo aves e peixes os quais estão inclusos.

Carne vermelha é uma das mais consumidas e procuradas em supermercados de todo o país, onde muitos buscam o alimento a fim de se beneficiar com os nutrientes que possui, mas que também é necessário ter cuidado para evitar excessivos.

Quando se tem o consumo excessivo de carne vermelha ela pode acabar trazendo uma série de complicações para a saúde como o colesterol que é mais comum, pois este é um dos alimentos eliminados do cardápio daqueles que buscam perder peso e ter uma alimentação saudável.

Nutricionistas garantem que a carne vermelha é a maior fonte de aminoácidos e proteínas os quais são essenciais para o nosso corpo além das vitaminas as quais não são encontradas em nenhum outro alimento, por isso as dietas, regimes e reeducação alimentar deve ser sob orientação médica já que a carne é muito importante.

Cuidado quanto ao consumo de carne vermelha

Benefícios da carne vermelha

Benefícios de consumir carne vermelha.

Como já foi mencionado acima, a carne vermelha possui inúmeros nutrientes e vitaminas, mas devem ser consumida de forma correta onde também contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Para que se tenha uma alimentação balanceada de qualidade é importante preservar a carne já que deve ser incluída uma grande variedade de alimentos dentre eles a carne branca, de peixe e também a carne vermelha além dos laticínios, frutas, verduras e grãos integrais.

De todos os nutrientes que podemos encontrar na carne o que mais se destaca são as proteínas já que em uma quantidade de aproximadamente 100 gramas de carne magra é possível encontrar cerca de 20 ou 30 gramas de proteína o que equivale a 50% das necessidades diárias de um adulto.

Veja alguns dos benefícios e vitaminas que encontramos ao consumir a carne vermelha.

- Ajuda a melhorar o desempenho muscular.
- Contém ácido linoleico que ajuda a perder peso e a perda de gordura.
- Creatina que ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.
- Contém mioglobulina que promove oxigênio para as células agindo como antidepressivo e aumentando a sensação de bem estar.
- Única fonte de vitamina B12.

Malefícios da carne vermelha

Malefícios de consumir carne vermelha.

Assim como a carne vermelha pode trazer benefícios à saúde ela também traz os malefícios quando consumida em excesso, assim como acontece em praticamente todos os alimentos, já que a forma como é preparada e a procedência do alimento contribuem para o índice.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos chegou à conclusão de que pessoas que conseguem controlar o consumo de carne vermelha vivem mais, pois os malefícios estão relacionados na maneira como ela é consumida principalmente se os cortes forem muito gordos contendo grandes quantidades de gorduras saturadas.

O aumento nos níveis de gordura saturada resulta no aumento dos níveis de colesterol, riscos de câncer e até mesmo aumento da pressão arterial. O risco do câncer fica mais evidente já que as carnes vermelhas possuem compostos cancerígenos e por isso se consumida em excesso pode aumentar o risco de câncer de próstata e intestino.

Veja as carnes que possuem os cortes mais gordos.

Picanha - 20 gramas de gordura.
Alcatra - 12 gramas de gordura.
Fraldinha - 26 gramas de gordura.
Costela - 28 gramas de gordura.
Contrafilé de costela - 13 gramas de gordura.
Cupim - 13 gramas de gordura.
Acém - 11 gramas de gordura.

Abaixo você confere uma tabela com os tipos de carnes, quantidade e a caloria das carnes para que possa consumir os alimentos de forma moderada para obter todos os benefícios.

Tabela nutricional das carnes

Tabela nutricional de carnes.

Publicado por Paula
Revisado em 06/10/2015

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