Primeiro mês de gestação saiba tudo

Confira aqui algumas informações sobre o primeiro mês de gestação e também alguns sintomas que podem ocorrer durante este período.

Grávida deitada com vestido roxo

Saiba tudo sobre o primeiro mês de gestação.

Qual a mulher que não sonha em ser mãe? Se existem, são poucas, pois a verdade é que, a grande maioria das mulheres, principalmente aquelas que já passaram dos 25 anos, e que ainda não tem filhos, sonham em carregar no ventre um bebê, e depois carregá-lo nos braços, ensinar a ele ou a ela tudo que acredita-se ser importante.

E o sonho da maternidade, que pode ser facilmente transformado em realidade pela maioria das mulheres, para algumas pode ser mais difícil, e é por isso que, os médicos sempre recomendam que é melhor engravidar antes dos 35 anos, já que, depois dessa idade, é mais fácil entrar em uma gravidez de risco, ou ter filhos com má formação.

Mas se você já está grávida, é quer saber tudo que ocorre com seu corpo e com o bebê nesse processo, fique de olho nesta, e em outras matérias que preparamos sobre esse assunto. Uma das primeiras coisas que podemos deixar claro é que, no primeiro mês, apesar da barriga ser muito sutil, os sintomas podem ser muito intensos!

Sintomas

 

O primeiro mês de gestação, é caracterizado pelo surgimento dos primeiros sintomas e mais intensos sinais da gravidez. Dizemos que são intensos, mas podem variar de mulher para mulher, e mesmo de uma gestação para outra.

Muitas mulheres afirmam que, passaram pela gestação sem apresentar nenhum tipo de sintoma, ou mal estar exagerado, já algumas outras mulheres precisam de acompanhamento constante, ou até mesmo internações. É justamente por essa razão que é importante que toda grávida faça o pré-natal, e procure socorro médico, caso julgue necessário.

Entre os principais sintomas do primeiro mês de gravidez, podemos citar.

  • Sonolência.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dores abdominais leves.
  • Endurecimento do abdome.
  • Dores na parte baixa das costas.
  • Cansaço excessivo.
  • Alterações de apetite.
  • Variações de humor constante.
  • Ausência de menstruação.
  • Vontade excessiva de urinar.

O primeiro mês da gestação

Entretanto, o primeiro mês de gestação é marcado pela fecundação de um único espermatozoide que fica contido no sêmen do homem, e depois de aproximadamente oito dias o óvulo que foi fecundado passa então a se chamar embrião, com isso sangramentos durante a gestação podem ser comuns.

Sintomas do primeiro mês de gravidez.

Sua pequena estrutura passa a se desenvolver na placenta e o cordão umbilical, que protege o embrião, o qual ajuda a fazer uma conexão entre o organismo da mãe e o embrião do bebê, para que possa ser feita a troca de nutrientes e oxigênio.

Durante este processo, o organismo feminino começa a apresentar algumas reações e modificações como a ausência da menstruação, náuseas, sonolência dentre outros que são causados em decorrência da gestação. E, a partir de alguns desses sintomas, que as mulheres decidem procurar o médico para saber se estão ou não grávidas.

O embrião quando está na quarta semana de gestação, já pode ser encontrado envolto no saco gestacional, no qual contém um líquido chamado amniótico, onde a sua principal função é proteger o bebê contra possíveis traumas. Esse líquido passa por uma renovação a cada seis horas.

Logo quando o embrião mede 1mm aproximadamente, dará início ao processo de divisão celular para os três tipos de tecidos que são:

Ectoderma: Originará todo o sistema nervoso, a pele, os olhos, os cabelos e o esmalte do dente.

Mesoderma: Originará o coração, os vasos sanguíneos, o esqueleto, os rins e os músculos.

Endoderma: Originará do sistema digestivo, os pulmões, o fígado e o pâncreas.

Sendo assim, esses são alguns dos procedimentos pelo qual a mulher passa logo no primeiro mês de gestação. Mas já sabem. Em caso de duvidas ou algum dos sintomas citados, procure um médico imediatamente.

Publicado por Fabio
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar