Normas de conduta no primeiro emprego

Algumas normas valem para o mundo corporativo e para a sua vida social. Ter uma boa conduta com todos é primordial para o primeiro emprego.

Normas de conduta são tidas normalmente por regras de determinadas empresas que jamais devem ser quebradas. Na verdade é quase isso, pois não necessariamente são normas de alguma empresa. Existem algumas normas que devem ser seguidas em toda e qualquer empresa, e as pessoas demoram algum tempo para entendê-las, muitas vezes prejudicando-se em seus primeiros empregos.

moça primeiro emprego

Mas você, leitor do blogmail está com sorte. Nós vamos adiantar essas regras básicas para você se dar bem no primeiro emprego e não cometer nenhuma gafe.

Consegui o primeiro emprego, e agora?

Agora que você conseguiu seu primeiro emprego, você deve, além de seguir as normas da empresa que você conhecerá logo no início, seguir também algumas regras universais que ninguém da empresa vai te ensinar

entrevista primeiro emprego

Regra número 1: Nunca se atrase, nunca! Nas verdade é bom nunca dizer nunca, mas é importante falar dessa forma para você assustar. Evite se atrasar, deixando de cumprir essa regra somente quando realmente for necessário e impossível de evitar. Procure chegar sempre no horário ou alguns minutinhos antes, para ter tempo de arrumar suas coisas e não perder tempo do trabalho fazendo coisas pessoais.

Regra número 2: Seja cordial com seus colegas de trabalho. Ser cordial é uma norma que deve ser seguida em todo lugar, e não só no trabalho. Mas no trabalho ela é de suma importância, até mesmo com aquele colega de trabalho que você não simpatiza muito e sabe que ele também não é muito legal com você. Assim que chegar na empresa, busque cumprimentar  a todos de maneira educada, e faça assim também para despedir-se de seus colegas.

Regra número 3: Não seja um puxa saco. É até um tanto clichê dizer isso, mas “quem puxa saco também puxa tapete”. Tente não passar essa impressão para as pessoas que dividem boa parte dos dias com você. Ser cordial, como dito na regra anterior, não é sinônimo de ser puxa saco.

Regra número 4: Seja pró-ativo. Novamente digo: Ser proativo não quer dizer ser puxa saco. Demonstre sua vontade em trabalhar e não espera que lhe peçam para trabalhar. Cumpra suas funções sem a necessidade de alguém puxando sua rédea e pedindo para fazê-las. Isso é ser pró-ativo.

Regra número 5: Demonstre paixão pelo trabalho. Essa regra é bastante importante, pois é interessante que você tenha paixão e goste de fazer o que faz. Lembre-se sempre que existem várias pessoas querendo estar no seu lugar, e demonstre que você merece e gosta de estar ali. É importante também ser um sentimento verdadeiro!

Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo:

Leia mais sobre emprego

17/02/16 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentar