Médico nefrologista

Médico nefrologista

O médico dos rins é chamado de nefrologista, um profissional especializado nessa área pesquisa e trata o funcionamento dos ruins e as suas doenças.

Todo ser humano possui dois rins, eles têm o formato de um feijão e possuem com coloração marrom claro rosado, eles são pequenas, mais ou menos 12 cm em uma pessoa adulta e pesa em média 130g cada um.

Eles são localizados nas costas, cada um fica de um lado no corpo sendo divididos pela nossa coluna, e são protegidos por nossas costelas.

O rim filtra o nosso sangue eliminando todas as substâncias indesejáveis através da nossa urina, essa filtração acontece através dos glomérulos que são como pequenos vasos sanguíneos.

Entre essa função de filtrar o rim controla o volume de líquido no nosso organismo, controla os sais do nosso corpo, produz e libera hormônios e eliminam o excesso de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Quando devemos procurar um médico nefrologista? Quando a urina sair por um jato muito fino e sem pressão, quando a urina apresenta coloração diferente do amarelo claro normal, quando você apresentar inchaço nas mãos, pés e olhos, sangue na urina e outras coisas que não seja normal.

Dor lombar, pressão arterial elevada, palidez exagerada, história de doença renal na família, portador de doença colágeno como gota e lúpus, entre outros também devem procurar um médico nefrologista.

O médico desta área irá pedir exames de sangue, urina e imagem para ver se as suas alterações são realmente do rim ou não. É aconselhável sempre ir ao médico quando algo em seu corpo não estiver como o normal.

Os rins podem ser atingidos por disfunção do sistema imunológico, inflamatório, infeccioso, neoplásica, degenerativo, congênito e hereditário. O ato de urina com ardência e em pequenas quantidades em inúmeras vezes pode ser algo com que você deve se preocupar.

Quando há “pedras” nos rins a dor é muito intensa, aguda e em forma de cólica. Por isso é preciso cuidar do seu rim, porque ele é um órgão muito importante.
Portanto tome muita água para que o seu rim trabalhe com freqüência e vá ao médico sempre que houver necessidade.

Publicado por Fabio
Revisado em 04/02/2011

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar