Manipulação de fotos antes do Photoshop

Se você acha que as montagens com fotos são coisas da modernidade, confira a manipulação do Photoshop e se surpreenda!

Benito Mussolini

Na foto de 1942, o ditador Benito Mussolini mandou retirar o tratador do cavalo da imagem.

Quem pensa que fazer montagens e tirar ou colocar elementos em uma fotografia é algo super moderno se engana. A manipulação de fotos é algo extremamente antigo, e desde 1860 esse tipo de técnica faz parte da vida de muitas pessoas. Mas é claro que, naquela época, fazer a manipulação de fotografias era algo extremamente manual, até mesmo porque não haviam computadores e para se chegar a foto desejada, era preciso ter vasto conhecimento em negativos, além de muita precisão na hora da revelação.

Para que você veja e se encante selecionamos algumas belíssimas imagens, que também são algumas das mais importantes da história, para que você perceba que, apesar de muito antigas, as imagens manipuladas de antigamente, são muitas vezes, melhores que algumas fotos que podemos ver em revistas e internet!

Algumas das fotos abaixo foram utilizadas apenas para promoção de chefes de governo ou de militares, mas há também algumas imagens que são consideradas até hoje como grandes obras de arte, feitas com tamanho requinte, que para a época era uma coisa absolutamente absurda! Podemos ver também que, em praticamente todos os períodos da humanidade, a documentação através de imagens sempre foi algo importantíssimo.

Mesmo na época das cavernas, quando as espécies que dariam origem a raça humana ainda não conseguiam nem balbuciar as primeira palavras, podemos notar o quanto eles davam importância as imagens, já que há diversos registros, em todo o mundo, de pinturas rudimentares. Centenas de anos depois, as pedras, madeira e paredes passaram a receber entalhes e posteriormente pinturas, como podemos perceber nas pirâmides egípcias e  em templos das mais variadas culturas.

Quando falamos em quadros e esculturas, também podemos notar o quanto eles foram importante para retratar não somente as pessoas, mas também os períodos históricos aos quias estavam ligados. E com a chegada da fotografia, só houve uma reafirmação ainda maior da importância dos registros através de imagens!

Confira a manipulação de fotos antes do Photoshop

Manipulação de fotos.

Essa foto é de 1865, sentado está o General Sherman. Depois mais um importante militar foi colocado na foto , o General Francis P. Blair.

Manipulação de imagens.

Joseph Goebbels, que era Ministro da Propaganda de Adolf Hitler, foi removido da foto em 1937.

Manipulação de fotografia.

A foto do General Ulysses S. Grant foi resultado de uma montagem com três fotografias.

Photoshop de antigamente.

Stalin comumente mandava retirar seus desafetos das fotos. Nesta imagem ele mandou retirar o comissário Nikolai Ivanovich Yezhov. A foto é de 1930.

Manipulação de fotos antes do Photoshop.

O Bando dos Quatro, que era composto por quatro dirigentes do Partido Comunista da China foi removido dessa foto, tirada com Mao Tsé-Tung, na Praça da Paz Celestial, em 1976.

Fotos.

Mao Tsé-Tung mandou retirar Po Ku, que era dirigente do Partido Comunista da China , esta imagem é de 1936.

Rainha Elizabeth, o primeiro-ministro canadense William Lyon Mackenzie King e o Rei George VI. O rei foi removido da foto, para que William usasse a foto em cartazes eleitorais.

Fotos.

O mais famoso retrato do presidente americano Abraham Lincoln não passa de uma montagem, na qual foi usado o corpo de John Caldwell Calhoun, 7º vice-presidente dos EUA. Foto de 1860.

Imagens.

Nessa foto, o candidato ao senado americano, Millard Tydings, foi colocado ao lado do Earl Browder, lider do partido comunista dos EUA. A foto, que é de 1950, pode ter feito com que Millard perdesse as eleições.

Em 1968, depois de um desentendimento com Carlos Franqui, Fidel Castro mandou cortar sua imagem da fotografia.

Yuri Gagarin

Grigori Nelyubov, um astronauta russo, foi removido da fotografia após ser mandado embora do programa espacial da URSS.

Fotos.

Fotomontagem de Maurice Tabard chamada Room with Eye, de 1930.

Fotos antigas.

Unidentified American artist Dirigible Docked on Empire State Building, montagem de 1930, que mostra um zepelins enganchado no Empire State.

Fotos.

Fotomontagem do francês Maurice Guibert, que conseguiu fazer a foto na qual o pintor Toulouse-Lautrec usa ele próprio como modelo.

Fotos.

Foto de 1930, que se chama Man on Rooftop with Eleven Men in Formation on His Shoulders.

Fotos antigas.

Montagem de 1858 do inglês Henry Peach Robinson, que gostava de inserir outros elementos as fotografias.

Dream No. 1 ‘Electrical Appliances for the Home, 1948.

A foto se chama Dream No. 1: ‘Electrical Appliances for the Home, e é de 1948.

Primeira guerra mundial , fotos

Fotomontagem de 1914, eita por uma alemão sobre a Primeira Guerra Mundial, a imagem se chama A Powerful Collision.

A imagem se chama Cloud Study, Light-Dark, e pode ser de 1856 ou 1857. Para montá-la francês Gustave Le Gray usou um negativo para o céu e outro para o mar.

Fotos antigas.

Chamada de Sealed Power Piston Rings, essa fotomontagem é de 1933, do fotógrafo John Paul Pennebaker.

Publicado por Laura
Revisado em 11/09/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar