Inscrições para o Prouni 2011

Inscrições para o Prouni 2011

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começa hoje sexta-feira (21) seguindo até terça-feira (25).

A abertura das inscrições estava prevista para a quarta-feira passada, 19 de janeiro de 2011, mas foi prorrogada devida á prorrogação das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU), até a quinta-feira 20 de janeiro.

O MEC garantiu que o que aconteceu com o site do SISU não acontecerá com o do Prouni, o site segue com o mesmo modelo, e passou por manutenção para que não ocorra falha, pois alunos relataram que ao entrar no site do SISU conseguiam entrar em página de outros candidatos.

O Prouni distribui bolsas de estudos, para os estudantes de escola particular que não tem condições de arcar com a mensalidade da faculdade, são oferecidas mais de 123 mil bolsas, sendo que aproximadamente 81 delas são integrais e 43 são parciais, 50%.

São mais de 1.500 instituições do ensino superior que adotam desse processo de desconto para que possam estudar e ter uma profissão.

Para que o candidato tem o direito de concorrer a bolsa ele precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, e ter atingido no mínimo 400 pontos, somando as médias das cinco notas do exame, sendo elas de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas, linguagens, matemática e redação, e não ter nota zero na redação.

Somam-se todas essas notas e divida por cinco, assim você terá a média delas, sendo assim se for abaixo de 400 você não terá o direito de tentar o Prouni. Se for maior você participará de duas etapas independentes, ou seja, se o candidato não for selecionado na primeira ele poderá ser selecionado na segunda.

O candidato que for selecionado para a primeira fase não poderá se candidatar para a segunda etapa, a não ser que ele tenha sido selecionado, porém o seu curso não teve formação de turma.

Em cada etapa o aluno poderá escolher três cursos e instituição diferentes. Os resultados dos alunos pré-selecionados para a primeira chamada será divulgado no dia 28 de janeiro, assim esses estudantes deverão comprovar as suas informações na instituição de ensino escolhida até o dia 4 de fevereiro.

Se ainda houver vagas será realizada uma nova chamada no dia 11 de fevereiro, tendo um prazo de comprovação dos documentos até o dia 17 de fevereiro. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com comprovação dos documentos até 4 março.

Para mais informações e para a inscrição para o Prouni acesse o site prouniportal.mec.giv.br, faça a sua inscrição e não perca essa oportunidade de entrar em uma faculdade de ensino superior.

Publicado por Fabio
Revisado em 01/07/2011

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar