Inscrições Abertas para o Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família foi criado com o objetivo de oferecer atividades voltadas para a educação dos jovens e adultos, saiba mais!

Programa Escola da Família

A maioria dos jovens brasileiros, infelizmente, não tem condições de frequentar uma faculdade privada. Para democratizar o acesso ao ensino superior, o governo federal tem lançado vários programas, como o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil).

O estado de São Paulo também tem investindo em projetos para dar este tipo de oportunidade aos estudantes. Desde 2004 como, por exemplo, está em andamento o programa Escola da Família. Ele foi criado com o objetivo de oferecer atividades voltadas para quatro eixos norteadores: esporte, cultura, saúde e qualificação para o mercado de trabalho, saiba mais como ele funciona.

Logo- Escola da família

Mudanças no Programa Escola da Família

Até 2006, elas aconteciam em mais de 5.300 escolas estaduais. Muito mais do que promover a integração entre as comunidades mais pobres, o Escola da Família garante oportunidade de estudo a quem precisa. Isso porque os voluntários do projeto ganham bolsas integrais nas instituições filiadas ao programa. Para concorrer a uma bolsa, os interessados devem se inscrever para participar do processo seletivo realizado duas vezes ao ano, em média.

Quem pode se inscrever no programa?

Recentemente, a Secretaria do Estado e Educação abriu vagas para o programa. Para poder participar, é necessário que o candidato tenha estudado o ensino médio na rede pública e esteja matriculado em uma das 242 faculdades que são conveniadas com a Secretaria da Educação.

Do valor das mensalidades, 50% são pagos pelo governo e a outra metade é paga pela própria instituição, ou seja, o aluno não precisa gastar um centavo sequer para frequentar o curso de seu interesse. Entretanto, ele precisa ser voluntário nos finais de semana até concluir a graduação ajudando as crianças, adolescente e idosos em algumas atividades oferecidas pela escola como aulas de computação, jogos e artesanato.

Jovem com material escolar em mãos

Inscrições abertas

Para se inscrever é necessário acessar o site do programa escola da família informar alguns dados pessoais, e após ser aprovado ficar atento com a data para a entrega dos documentos a instituição escolhida. Você encontra maiores informações sobre o assunto acessando o site da Secretaria da Educação. Tire suas dúvidas a respeito e fique de olho nas datas dos próximos processos seletivos. Assim que abrir o período para a inscrição, não perca esta oportunidade e faça o seu cadastro. Caso seja escolhido, você poderá realizar o seu sonho de cursar uma faculdade.

Publicado por Fabio
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • roseli de fatima barbosa teles

    15/01/14

    Como fazer para me cadastrar na escola da familia
    responder

Comentar