Informações sobre o Saresp em 2010

Informações sobre o Saresp em 2010
Criado no ano de 1996, o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) tem a finalidade de avaliar a qualidade de ensino oferecida pelas escolas publicas e privadas do estado de São Paulo. A prova contém questões de diferentes disciplinas, e é capaz de detectar as principais dificuldades dos estudantes.

O exame é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Em 2008, o Saresp contou com uma estrutura diferente. As questões foram divididas em blocos que continham oito perguntas. Além disso, cada grupo de exercícios deveria ser feito dentro de um determinado período de tempo.

Neste ano, a avaliação está prevista para os dias 17, 18 e 19 de novembro. Assim como nas edições passadas, ela vai examinar toda a rede estadual de ensino, além dos colégios municipais que aderirem ao Saresp. A prova será composta por questões de matemática, língua portuguesa e por uma redação.

Para a tristeza dos estudantes que participaram do exame, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não divulgou os gabaritos de 2008. O mesmo deve acontecer agora, em 2009, onde serão avaliados mais 500 mil alunos de 429 municípios paulistas. O rendimento geral será enviado aos colégios, para que eles possam coordenar melhorias no que diz respeito a qualidade de ensino.

Ainda não se tem muitas informações sobre o Saresp 2010. Entretanto, o exame deve manter o formato das edições passadas. O conteúdo das questões será baseado em todo o plano de estudo aplicado pelos professores, através da metodologia adotada pelo governo. Desde 2008, o estado de São Paulo vem tentando padronizar a educação publica, para evitar problemas na formação dos estudantes.

Ainda é cedo para dizer se as medidas estão dando certo. O Saresp é uma ótima ferramenta para aferir o desempenho dos alunos e fazer este tipo de avaliação. Além disso, ele fornece as informações necessárias para que as escolas possam direcionar as alterações no ensino. Para obter outras informações, acesse o site da Secretaria da Educação de SP.

Publicado por Fabio
Revisado em 08/07/2010

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar