Evitar a poluição do planeta

Evitar a poluição é essencial para o desenvolvimento das futuras gerações. Veja informações e saiba como evitar a poluição do planeta.

EVITAR A POLUIÇÃO DO PLANETA

A diminuição da poluição é essencial para o desenvolvimento das futuras gerações.

Quando falamos em poluição normalmente nos vem à mente lixo e sujeira, mas num sentido bem mais amplo, podemos dizer que poluição é qualquer mudança nos fatores ambientais que prejudiquem os seres vivos.

Sabemos que existem diversos resíduos que não são decompostos ou que sofrem decomposição muito lentamente, os quais costumam influenciar significativamente na poluição do planeta. Sem contar que ainda podem colaborar para o aparecimento de várias doenças.

Ao longo do artigo informaremos um pouco mais sobre a poluição, seus tipos e como evitá-la.

Tipos de poluição e como evitar

Poluição atmosférica

EVITAR A POLUIÇÃO DO PLANETA

A poluição atmosférica (poluição do ar) é definida como a introdução de qualquer matéria ou energia que altere as propriedades da atmosfera. Tais matérias ou energias podem afetar a “saúde” das espécies (animais ou vegetais) que dependem da atmosfera ou que tenham contato com ela.

As fontes de poluição atmosférica são diversas, mas podemos impedir ou aliviar a poluição, desde que haja uma diminuição na emissão de gases, com a utilização de catalisadores e filtros nas chaminés das fábricas.

Poluição hídrica (poluição das águas)

EVITAR A POLUIÇÃO DO PLANETA

Essa poluição pode ser definida com a introdução de uma matéria ou energia que altere as propriedades da água, afetando ou podendo afetar a saúde das espécies animais ou vegetais que dependem dessas águas.

A água é essencial em nossas casas, nas indústrias e para a realização de diversas atividades. Ela é usada pelo homem para consumo próprio, tomar banho, no cozimento de alimentos, entre outras tarefas.

Para que a água se mantenha ideal para a utilização é necessário evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), resíduos industriais, esgotos e lixo.

Poluição do solo

EVITAR A POLUIÇÃO DO PLANETA

Caracteriza-se como poluição do solo a disposição de materiais orgânicos e/ou inorgânicos sobre o mesmo, os quais podem provocar alterações na constituição básica desse solo, modificando suas propriedades originais benéficas ao uso das espécies que dele dependem.

Normalmente, a poluição do solo acontece através do uso de agrotóxicos que os agricultores jogam nas plantações. Sem contar que além da água contaminada, também podemos consumir alimentos que tiveram contato com agrotóxicos e fertilizantes.

Publicado por Fabio
Revisado em 31/10/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar