Doença do carrapato em pessoas sintomas

Doença do carrapato também conhecida como febre maculosa pode apresentar-se em animais e nos humanos com sintomas parecidos com o da gripe.

A doença do carrapato ou febre Maculosa é uma patologia que atinge homens e animais. A mesma é causada pela bactéria Ricketsia rickettsii e pode levar á morte.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela infectado, e o tempo de incubação pode variar entre 2 a 14 dias. Esta patologia tem como sintomas a presença de febre alta, dores de cabeça e fortes dores musculares.

É comum aparecerem manchas róseas no punho, tornozelo, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés. Em casos mais graves pode ocorrer necrose de tecidos na região afetada.

No entanto os sintomas da Febre Maculosa são parecidos com da gripe, o que faz com que as pessoas procurem um tratamento inadequado. Diante disso ao perceber estes sintomas, associados a um histórico de contanto com carrapatos, procure um tratamento correto para evitar que a doença se agrave.

Moça com as mãos na cabeça

 Tratamento doença do carrapato

O tratamento desta patologia é feito com antibióticos e cuidados com a higiene e ambiente dos animais. Procure deixá-los em um ambiente cômodo e limpo.

É muito difícil exterminar os carrapatos, pois eles são trazidos por roedores, aves e podem ter longo ciclo, sobrevivendo por anos. Portanto ao visitar locais propícios à existência de carrapatos, como sítios, fazendas e jardins, certifique-se da higiene do ambiente. Devido à proximidade com animais em casa, as pessoas correm mais riscos de se infectar.

Homem e menina cuidando de cão

Recomendações

Alguns cães têm diversos carrapatos em seu corpo, diante disso é necessário sempre observar se o mesmo não esta com esses bichos. Ao percebê-los em seu cão, não tire com as unhas e muito menos esmague o mesmo na pele do cão, pois desta maneira você ajuda a proliferar as bactérias transmissoras da febre maculosa. É indicado retirá-lo com o auxílio de uma pinça, assim não machuca o seu animal de estimação.

Se pretende visitar sítios, fazenda, dentre outros locais semelhantes vista calça comprida e botas para ficar protegido das picadas de carrapato.

Caso você ou alguém de sua família for picado por carrapato e comece a apresentar algum sintoma, como febre alta ou dor de cabeça, consulte-se rapidamente com um médico para que o mesmo faça o diagnóstico correto.

Cachorro com a aparência triste

Informações doença do carrapato

No vídeo abaixo você pode conferir algumas informações sobre a doença do carrapato e algumas dica para evitá-la.

Publicado por Evelin
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar