Dicas para voltar ao trabalho depois das férias

Mulher falando ao telefone no trabalho

Voltar ao batente após longos dias de férias não é nada fácil. As pessoas ainda estão acostumadas à rotina de descanso e ao clima de festa, que sempre agita o natal e o ano novo. Até pegar o ritmo, leva um certo tempo, ainda mais se você deixar de por em prática alguns conselhos importantes.

Uma dica fundamental para você retornar ao serviço com mais disposição é voltar de viagem dias antes das férias acabarem. Muita gente, com o intuito de aproveitar ao máximo o período folga, fica fora de casa até o último instante. Com isso, quando chegam do passeio, acabam tendo inúmeras coisas para resolver.

Esse acúmulo de tarefas provoca bastante desgaste e, consequentemente, prejudica a nossa volta ao trabalho. Portatanto, planeje suas viagens para acabar uma semana antes do fim das férias. Acredito que esse tempo seja suficiente para você colocar suas coisas em ordem e se preparar, física e psicologicamente, para voltar à antiga rotina. Abaixo, estão alguns dos compromissos que você deve realizar assim que chegar de viagem:

  • Pagar as contas;
  • Fazer uma lista do que está faltando;
  • Enviar emails e correspondências pendentes;
  • Desfazer as malas;
  • Se possível, siga uma rotina (horário de levantar, comer) bastante parecida com a que você terá depois que começar a trabalhar.

Na volta ao trabalho

Mulher falando ao telefone na mesa do escritório

Chegando ao trabalho, você terá muito serviço para fazer, portanto, é natural que você fique um pouco perdido no início. Antes de por a mão na massa, pergunte aos colegas como anda o andamento dos projetos e quais são as novidades da empresa. Muito provavelmente, você receberá instruções do seu superior, portanto, aproveite a oportunidade para tirar as suas dúvidas.

O segredo é não se desesperar diante de tantas tarefas. Comece pelas obrigações mais fáceis para ganhar confiança e, só depois, passe para os outros compromissos. O importante é não ter pressa para terminar tudo de uma vez. Agindo desta forma, você vai se complicar ainda mais e fazer um serviço mal feito.

Organize seu ambiente de trabalho de forma a favorecer sua concentração. Elimine o excesso de papéis e objetos que possam atrapalhar a execução do seu serviço. Se deixar tudo amontoado, você vai se sentir desmotivado e ainda terá dificuldades na hora de procurar um documento importante, por exemplo.

Publicado por Fabio
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar