Dicas para organizar a vida financeira

Se a sua vida está financeiramente desorganizada, não entre em pânico! Confira nossas dicas e comece a economizar agora mesmo.

Nada pior do que uma vida financeira desorganizada. Não saber o quanto vai ganhar, o quanto vai gastar e o quanto vai sobrar no final do mês é um medo que assombra muitas pessoas. Seja uma única pessoa, um casal ou uma família, a instabilidade financeira aterroriza a todos.

Mulher com a carteira vazia

Mas organizar a vida financeira não é um bicho de sete cabeças. É difícil, mas com um pouco de dedicação e autocontrole é totalmente possível.

Já temos alguns artigos nesse blog a respeito de como guardar dinheiro sem se sacrificar, seja a curto ou a longo prazo. Mas agora nosso foco é outro!

Daremos algumas dicas que, se seguidas rigorosamente, em poucas semanas ou meses você terá sua vida financeira organizada e na palma de suas mãos.

Tenha objetivos e prioridades definidos

Objetivos e prioridades! Esse binômio será seu segredo. É o pulo do gato para o controle financeiro. Com ele você vai saber o quanto poupar, durante quanto tempo e porque poupar.

Como economizar

Pode ser uma meta a longo ou a curto prazo, mas tem que ter uma meta. Algumas pessoas juntam dinheiro por dois ou três anos para trocar de carro, casar ou dar entrada na casa própria. Outras juntam dinheiro por muitos anos para realizar o sonho de viajar o mundo. Cada um tem seu sonho, mas o segredo para alcançá-lo é um só!

Como fazer um orçamento pessoal

Para fazer um orçamento pessoal é simples. Crie uma planilha no Excel ou faça em uma agenda impressa mesmo. Anote todos os seus gastos, desde o aluguel até o chiclete que comprou com o troco do almoço.

Agenda e celular

Faça isso durante um mês inteiro, e no final do mês você descobrirá onde está gastando e quanto está gastando, e só assim poderá planejar cortes de gasto.

Sabendo onde você gasta mais dinheiro, assim você deverá cortar os gastos fúteis, como jantares excessivos fora de casa. Faça um orçamento mantendo apenas as coisas necessárias.

Como guardar dinheiro

Nesse blog temos um artigo específico sobre como guardar dinheiro, com planejamento a curto e a longo prazo. Mas, apenas para esclarecimento, vamos fazer um breve resumo de como guardar dinheiro.

Mulher segurando porquinho

Primeiro, você precisará fazer um planejamento orçamentário pessoal, como relatado acima. Corte todos os gastos desnecessários e, esse dinheiro que cortou de seu orçamento, use para poupar. Deposite em uma conta poupança ou, para os mais controlados, guarde em casa.

Mas crie uma obrigação de depositar esse valor todo mês, pois se não for assim certamente não guardará.

30/10/15 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentar