Dicas de como ser Árbitro de Futebol

O árbitro no Brasil conhecido como juíz é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos a intervir sempre que necessário. Árbitro pode atuar nas áreas como futebol, basquetebol, boxe, beisebol atletismo entre outros, podendo ficar dentro ou fora do campo.

Não é preciso ter formação gradual, apenas saber ler e escrever para ser um árbitro, em São Paulo existem duas ótimas opções para se tornar um árbitro, o curso da Federação Paulista de Futebol (FPF) com duração de 12 meses (1 ano) tendo algumas exigências como altura mínima de 1.60 m e idade máxima de 30 anos, que não sejam portadores de deficiência física incompátivel á prática de arbitragem, e é obrigatório o estágio supervisionado, e o curso do Sindicato de Árbitros de Futebol de São Paulo (SFESP) com duração de três meses e está aberto para qualquer candidato, mas pode ser feito em qualquer escola que haja ligação com a federação estadual de futebol, nesses cursos se aprende outros indiomas, as regras dos jogos, psicologia do esporte, noções de preparação física e radação de súmulas e relatórios.

Mas para ser árbitro é preciso ter características básicas como bom preparo físico e mental, capacidade de liderança, autoridade, imparciabilidade, moralidade, honestidade, paciência, capacidade de observação, conhecimento das regras do jogo, saber trabalhar sob pressão e coragem.

Devido a paixão braileira pelo futebol a profissão de juiz está semrpe em alta, com a exigência do curso para formação de juízes essa profissão torna-se ao mesmo tempo mais competitiva.

O árbitro com com a ajuda de dois assistentes, ou mais conhecidos como bandeirinhas, esses três juntos são os que irão manter em equilíbrio as partidas de jogo, fazendo com que as regras sejam cumpridas. Não podemos deixar de lembrar que a arbitragem não é uma profissão muito fácil, pois antes do árbitro entrar em jogo ele e sua mãe já estão sendo xingados. Os salários giram em torno de R$150,00 por jogo, e em nível internacional o salário é de R$ 2.500,00 por jogo. É uma boa opção para que gosta de jogos e tem espírito de liderança.

Publicado por Fabio
Revisado em 16/05/2011

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar