Dicas de como economizar dinheiro

Em tempos como o nosso economizar dinheiro é uma tarefa necessária, mas bem complexa. Veja dicas de como alcançar essa meta.

Colocando moeda no porquinho

O país está economicamente encrencado, junto a ele a maioria dos brasileiros. Portanto se eu fosse você leria este artigo até o final. Realmente não está fácil para ninguém o dólar chegando a R$ 4,00, o preço das coisas básicas para sobreviver chegando às alturas e você aí, trabalhador lutando para sobreviver.

Por estes fatos, torna-se ainda mais urgente a necessidade de um planejamento financeiro pessoal. Neste texto você vai conferir algumas dicas de como passar por essa crise sem crise e ainda vai ver dicas de como poupar o seu tão suado dinheirinho. Fique de olho nos tópicos a seguir.

Tenha objetivos e prioridades definidos

Planeje se

Prioridades e objetivos traçados, esta é a primeira regra da economia. Claro que cada tem suas próprias prioridades, mas antes destas vem as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano, aquelas continhas mensais e simpáticas como água, luz, supermercado e internet. Sim, este último já se tornou uma necessidade básica, senão você nem estaria lendo este texto agora.

Anote todos os seus gastos, trace metas de coisas que gostaria de comprar, uma de cada vez e mantenha o foco, se estiver endividado, tenha como prioridade quitar sua dívida.

Como fazer um orçamento pessoal

Contas e calculadora

Para começar um orçamento pessoal, você deve anotar tudo o que gasta, até se comprar uma bala, anote, afinal é o seu dinheiro que está indo, se não gosta muito de fica anotando, uma opção é guardar as notinhas do cartão ou baixar algum aplicativo relacionado a finanças.

Faça uma média mensal de seus gastos pessoais essenciais, moradia, transporte, educação, alimentação e etc. E some também gastos com estilo de vida, aquele dinheiro que vai para o salão de beleza, para academia, lazer, shopping, roupas, entre outros. Some tudo o que você gasta com estas coisas.

Como guardar dinheiro

Mudinhas de dinheiro

Guardar dinheiro, você deve estar pensando que esta é a parte mais difícil de tudo não é mesmo? Talvez seja mesmo, mas não é impossível, tudo é uma questão de adaptação. Se estiver sobrando um tempinho (sim, isso é quase impossível, mas na necessidade a gente arruma), procure um trabalho extra, uma renda a mais para poder poupar.

Evite olhar e-mails de ofertas, por mais tentadores que eles sejam, evite usar cartões de crédito, procure comprar a vista, final dói mais e você vai pensar duas vezes antes de gastar. Dê um tempo da academia e faça caminhadas em alguma praça, saia menos para comer fora, chame seus amigos em casa e faça algo por ali mesmo, entre outras atitudes que farão você mudar seu estilo de vida. Você vai ver que no final das contas vai sobrar algum pra você guardar na poupança.

Publicado por Juliane Belo
Revisado em 29/09/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar