Desmatamento no Brasil

As florestas brasileiras estão ameaçadas.Veja em nossa matéria algumas causas e também soluções para acabar com o desmatamento no Brasil.

O desmatamento no Brasil começou logo com a chegada dos portugueses, ou seja, a mais de 500 anos nosso país sofre com a derrubada constante de matas e florestas, seja para a construção de cidades, ou até mesmo para aumentar o tamanho de fazendas. Confira em nossa matéria algumas informações sobre o desmatamento que ocorre em nosso país.

Apesar de muitas organizações não governamentais (ONGs),  e também o governo tentarem fazer de tudo para diminuir o desmatamento, nosso país é gigantesco, sendo assim, a fiscalização é difícil e praticamente ninguém consegue controlar o avanço das madeireiras, que arrancam árvores, muitas delas centenárias, para revender.

O desmatamento no Brasil.

Causas do desmatamento

Vários fatores podem ocasionar o desmatamento ilegal. Entre eles, podemos destacar a venda de árvore para a construção civil. É por essa razão que quando vamos adquirir qualquer tipo de madeiramento, devemos antes conferir se ele se trata de madeira legal.

Além disso, a agropecuária também ajuda a aumentar o desmatamento do Brasil, pois para que se tenha mais pasto para se criar mais gado, é necessário devastar grandes áreas de florestas.

O crescimento desordenado de cidades também causa o desmatamento, porém nos dias de hoje isto é mais raro, visto que pouco sobrou das matas e florestas naturais em regiões extremamente urbanizadas, que ficam situadas nos principais polos urbanos do país, localizados principalmente no Sudeste, Sul e Nordeste Brasileiro.

Como combater o desmatamento

Para combater o desmatamento é preciso aumentar imensamente o contingente de guardas e policiais florestais, afinal, apenas eles poderão ser capazes de fiscalizar nossas florestas e evitar que pessoas mal intencionadas as destruam. Além disso, nós todos podemos ajudar, comprando apenas madeira de reflorestamento e denunciando qualquer madeireira que não apresentem notas das madeiras que vendem.

Outras maneira de ajudar a diminuir o desmatamento é comprando carne apenas de criadores que são amigos do verde, ou seja, de produtores que não desmatam para aumentarem suas fazendas e criarem mais animais. E você, como acha que podemos solucionar o problema? Nos deixe sua opinião nos comentários, mas antes, confira um vídeo sobre este assunto.

Publicado por Fabio
Revisado em 29/12/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar