Consulta de seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício oferecido aos trabalhadores demitidos sem justa causa para auxiliar na renda familiar. Saiba mais sobre isso.

Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um direito fornecido pelo poder público com o objetivo de garantir assistência financeira ao trabalhador temporariamente desempregado. No entanto, existem alguns requisitos para que a pessoa em questão possa fazer uso do seguro desemprego, principalmente após o ano de 2012 onde a lei mudou.

Só podem receber este benefício os funcionários que:

  • For demitido sem justa causa.
  • Não possuir renda própria para se sustentar.
  • Tiver trabalhado para a empresa pelo menos 6 dos últimos 36 meses registrado.
  • A pessoa não pode estar recebendo demais benefícios da Previdência Social.
  • Não se adaptar a nenhuma das alternativas de emprego.*

Requerimento do seguro desemprego

Seguro desemprego

Após ser demitido a pessoa tem até 120 dias para requerer o seguro desemprego. Para realizar este procedimento, ela deve comparecer a qualquer agência credenciada da Caixa, a Delegacia Regional do Trabalho ou ao SINE. Além disso, o trabalhador precisa apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e casamento (se for casado) e também os demais documentos citados a seguir:

  • Comprovante dos dois últimos recibos de pagamento e extrato comprobatórios dos depósitos no FGTS.
  • Comprovante de dispensas.
  • Requerimento do seguro.
  • Carteira de trabalho.
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
  • Certificado de inscrição PIS/PASEP.
  • CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

* Nova Lei do Seguro desemprego

Com a mudança da Lei o ministério oferece mais chances ao trabalhador, ao invés de pagar diretamente o seguro o INSS oferece uma ou até mais ofertas de emprego através do “Mais Emprego”, um sistema informatizado integrado ao Sine (Sistema Nacional de Emprego) e ao SRTEs (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego). Caso o sistema ofereça uma vaga de emprego que seja condizente com o salário e qualificação anterior do trabalhador e mesmo recusar o emprego, o seguro será cancelado, perdendo direito de receber o auxílio, a pessoa em questão só poderá receber se não encontrar nenhum emprego que se enquadre as necessidades do trabalhador para suprir a renda da família.

Novas regras para Seguro Desemprego

Consulta do valor do seguro desemprego

Consulta

Saiba que ainda é possível realizar a consulta do seguro desemprego através da internet. Para isto, basta acessar o site do Ministério do Trabalho escolha a opção “Portal do Trabalhador”, no canto esquerdo, e clique em “Seguro Desemprego”. Lembrando que para efetuar este procedimento é preciso ter o número do PIS/PASEP em mãos, caso prefira acesse diretamente a página de consulta do Seguro Desemprego, nesta página, você também pode consultar outros benefícios. Aproveite!

Publicado por Fabio
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar