Consulta de abono salarial

O abono salarial é um direito de todo trabalhador. Veja informações sobre este benefício e saiba como consultar seu abono salarial.

Os trabalhadores cadastrados no PIS (Programa de Integração Social) têm o direito de receber, todos os anos, o Abono Salarial. Este benefício é divulgado pela Caixa Federal e pago de acordo com o cronograma firmado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

De acordo com a Legislação Trabalhista Brasileira, o abono era o termo utilizado para designar antecipações salariais. Este adiantamento deveria ser abatido no futuro, mas acabava sendo incorporado aos salários e descontado nos reajustes, os quais consideravam as perdas inflacionárias.

Diferença entre abono salarial e abono de férias

CONSULTA ABONO SALARIAL

É importante destacar a diferença entre abono salarial e abono de férias. Este segundo não possui natureza jurídica. Seu fornecimento fica a cargo do requerimento do funcionário, que pode exigir até 1/3 de suas férias, caso seja mensalista.

Como receber o abono salarial?

Para receber o Abono, é preciso estar cadastrado há no mínimo cinco anos no PIS/PASEP, ter trabalhado trinta dias no ano base referente à apuração e ter ganhado uma média de 02 salários mínimos de seus empregadores, que também devem ser contribuintes do PIS/PASEP.

Exceções com relação ao recebimento do benefício

CONSULTA ABONO SALARIAL

Menores aprendizes, empregados domésticos, funcionários urbanos e rurais ligados a pessoas físicas e diretores sem vinculo empregatício, não têm direito de receber o Abono Salarial.

O valor deste benefício equivale à quantia de um salário mínimo vigente no dia do pagamento.

Consultar o cronograma do abono através da internet

Utilizando a internet você pode consultar o cronograma do Abono. Para isso, você deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, escolher a opção “PIS” e clicar em “Abono Salarial”. Depois, é só acessar o menu “Calendário de Pagamentos” e ver o dia em que você vai receber o seu benefício. A consulta também pode ser feita em agencias bancárias.

Portanto, aproveite e faça a consulta do seu abono salarial. Desta forma, você ficará por dentro dos seus direitos e saberá quando e de que forma exigi-lo. Lembrando que o serviço de consulta online é totalmente gratuito. Além disso, ele fornece os resultados que você está procurando em poucos minutos.

Publicado por Fabio
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar