Concordância verbal e nominal exemplos

Não consegue pronunciar e escrever a língua portuguesa de maneira correta? Então confira nesta matéria algumas regras para ajudá-lo.

Comunicar-se de maneira clara e correta é algo essencial atualmente, além do mais é um fator muito importante na hora de procurar um emprego ou ingressar em uma boa faculdade.

Mas os deslizes da língua portuguesa é algo comum entre as crianças, jovens e adultos, afinal deixam essa disciplina um pouco de lado e se dedicam a outras matérias.

Diante disso é indicado que todos aprendam a falar e escrever de maneira correta a língua portuguesa, para saber o momento adequado de usar as expressões, conjunções, verbos, advérbios e locuções verbais.

As dúvidas de concordância verbal e nominal são as mais comuns, afinal não são todas as pessoas que conseguem decorar e respeitar tantas regras.

Professora ensinando aluno

Concordância verbal

Na concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito, sendo assim se o sujeito estiver no plural o verbo deve seguir a mesma regra. No entanto essa regra sofre algumas exceções, pois quando o sujeito exprimir sentido coletivo o verbo pode ficar no singular ou plural.

Exemplos:

-Antônio e Carla assumem suas carreiras brilhantes

-Uma multidão de criança saiu aos gritos.

- Nós vamos ao cinema.

- Miriam e Nathália foram passear no campo.

Aula concordância verbal

Caso ainda esteja com dificuldade em aplicar essas regras em sua fala e escrita pode conferir no vídeo abaixo outros exemplos para facilitar o seu aprendizado.

Concordância nominal

Já na concordância nominal é feita a relação de um nome, normalmente substantivo, que deverá concordar como o gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com um de seus modificadores seja adjetivo, numeral, pronomes e advérbios.

Exemplos

- O aluno chegou atrasado.

- Mais de um candidato se inscreveu no concurso de beleza.

- Algum de nós o receberá.

Aula de concordância nominal

Para facilitar a compreensão desse assunto separamos uma vídeo aula com todas as regras, exceções e exemplos de concordância nominal.

É essencial que o aluno fique por dentro de todas as modificações e regras da língua portuguesa, desta maneira evita erros ortográficos e de pronúncia.

Publicado por Evelin
Revisado em 11/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar