Como superar o medo de dirigir

Mulher dirigindo um carroCom o trânsito nas grandes cidades ficando cada vez mais caótico, não é de se estranhar que muitos motoristas tenham medo de dirigir. Geralmente, essas pessoas apresentam vários sintomas quando estão ao volante, como tremedeira, taquicardia, suadouro etc.

Esse tipo de problema não atinge o motorista isoladamente, pelo contrário, ele pode colocar a vida de muita gente em risco através de um acidente. Pessoas com trauma de conduzir um veículo, num momento de descontrole, perdem totalmente o controle sobre o carro, aumentando a possibilidade de desastre.

Não é à toa que o DETRAN-DF criou, em parceria com as clinicas psiquiátricas da região, um curso de Iniciação a Superação do Medo de Dirigir. As aulas, cujo início se deu no segundo semestre de 2007, visam motoristas habilitados, mas sem coragem de pegar no volante, candidatos que apresentam dificuldade na hora dos exames ou que sequer conseguem começar o processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Especialistas no assunto relatam que este medo não é o mesmo em todos os casos. Alguns motoristas, por exemplo, tem medo de fazer baliza, outros de tirar o carro da garagem e, a maioria, de provocar algum acidente. Além disso, eles explicam que a origem do problema está ligada a uma série de fatores, como traumas, tipo de personalidade, desconforto em relação a situações externas (presenciar um assalto) etc.

Superando o medo de dirigir

Ilustração de uma pessoa com medo de dirigir

De qualquer forma, é possível driblar este transtorno e perder o receio de conduzir o próprio veículo. Uma das alternativas é voltar para o curso automotivo e participar das aulas visando o seu aperfeiçoamento como motorista. Às vezes, a insegurança pode estar na falta de informação sobre o assunto. Tendo mais conhecimento sobre o carro e dominando as técnicas de como conduzi-lo, você terá muito mais tranqüilidade quando estiver ao volante.

Outra opção é freqüentar sessões psicoterápicas para identificar os fatores que causam o seu desconforto. Além disso, este profissional saberá trabalhar com a sua auto-estima e com todos os aspectos da sua personalidade para que você tenha mais confiança na hora de guiar o veículo.

Publicado por Fabio
Revisado em 05/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar