Como funciona o Fies

O Fies funciona como um empréstimo educacional com a linha de crédito mais baixo do mercado. Veja na matéria abaixo mais informações.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser solicitado por todas as pessoas cadastradas no IES. O mesmo permite que os alunos parcelem o pagamento da mensalidade do ensino superior.

O programa disponibiliza o financiamento parcial ou integral da mensalidade em instituições de ensino privado e com taxa de 3,4% ao ano.

No entanto aqueles que tiverem renda familiar bruta acima de 20 salários mínimos não podem solicitar o financiamento da mensalidade.

Como se inscrever no Fies?

Logo- FIES

Todos podem se inscrever no Fies, porém cabe ao estudante verificar se a instituição de ensino que pretende estudar oferece o financiamento, pois não são todos os cursos que aceitam o mesmo, sendo algo que fica a critério de cada universidade.

Para se inscrever no programa é necessário acessar o site do Fies e informar alguns dados tais como CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e criar uma senha. Feito isso o estudante receberá uma mensagem no e-mail com a confirmação do seu cadastro.

Como funciona o pagamento do Fies?

Alunos jogando chapéu para cima

Ao contratar o Fies, o estudante, a cada três meses, pagará uma parcela no valor de 50,00 reais referente aos juros. O vencimento das parcelas poderá ser nos dias 5, 10, 15, 20 ou 25 de cada mês.

O estudante pagará, além das prestações trimestrais, a diferença do valor não financiado pelo Fies. O saldo devedor deve ser pago em um período de até uma e meia referente ao tempo que o aluno estudou como, por exemplo, se ele fez um curso de cinco anos poderá pagar a dívida em um período de seis anos de forma parcelada.

No entanto, o aluno também pode pagar o saldo enquanto estiver cursando a faculdade. O Fies visa proporcionar a graduação de todas as pessoas que não tem condições financeiras para arcar com os cursos. O programa funciona como um empréstimo educacional com a linha de crédito mais baixo do mercado.

Tire suas dúvidas sobre o novo FIES

O Fies passou por algumas modificações e para deixá-lo informado separamos logo abaixo um vídeo com todas as informações sobre o programa.

06/05/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar