Como agir durante uma entrevista de emprego

Como agir durante uma entrevista de emprego
A entrevista de emprego serve como um teste de fogo para os candidatos. Para superá-lo, você deve ficar atento a alguns detalhes que podem ser determinantes para o seu sucesso. Saiba que, neste momento, cada atitude sua é avaliada e serve de subsidio para o empregador tomar sua decisão.

Geralmente, a seleção começa na sala de espera. Muitos entrevistadores preferem marcar todas as entrevistas no mesmo horário para observarem o comportamento entre os candidatos. Por isso, fique atento à sua postura, cordialidade, pontualidade e a outros detalhes importantes.

Chegue ao local já com algumas perguntas preparadas, para o caso em que for aberto um espaço para as dúvidas. Se ficar quieto, você pode passar uma imagem de desinteresse ou desatenção. Além disso, tome cuidado na hora de escolher o seu figurino. Procure agir com bom senso, usando roupas que sejam adequadas para o momento; apenas não exagere.

Antes de sair de casa, informe-se sobre a empresa que está contratando. Veja qual é o ramo do mercado onde ela atua e quais são os seus principais concorrentes. Não se limite apenas ao site da instituição, se possível, fale com algum contato que pertença ao grupo.

Bom, esses são alguns dos cuidados que você deve tomar antes da entrevista. Agora, confira as dicas que separamos sobre como agir durante o teste.

1 – Se apresente trocando um firme aperto de mão com seu interlocutor. Agora, caso a banca seja formada por várias pessoas (mais de 3), aperte a mão do responsável e cumprimente os demais de forma geral. Logo em seguida, diga o seu nome, mantendo o contato visual. Lembre-se, tente ser agradável e agir com naturalidade.

2 – Calibre o tom de voz para que todos possam ouvir com clareza. Suas respostas devem transmitir confiança e determinação, por isso, não fique olhando para a parede enquanto estiver falando.

3 – Caso cometa algum equívoco, não se desespere. Procure corrigir o erro com categoria, podendo usar a desculpa de que você está apreensivo com a oportunidade de emprego que está sendo dada.

4 – Espere o entrevistador fazer a pergunta para depois respondê-la. Enquanto ele estiver falando, ouça com atenção e, caso não entenda, peça para ele repetir. Quando for a sua vez de falar, não fuja do assunto; procure ser direto, mas incorporando a sua resposta bons argumentos.

Publicado por Fabio
Revisado em 28/07/2011

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar