Comece a se preparar para o Enem 2012

Veja aqui algumas dicas para você que deseja estar preparado para o próximo ENEM e vir estar obtendo uma boa qualificação na prova!

Garoto estudando Alguns processos seletivos ainda estão em andamento no país. Este é o caso do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que terá sua segunda chamada no dia 26 de janeiro.

Ambas as seleções utilizam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de avaliação. Nos últimos anos, elas ofereceram milhares de vagas em instituições de ensino superior, tornando o acesso mais democrático. Diante desta nova realidade, a prova ganhou ainda mais notoriedade na vida dos estudantes brasileiros, sendo, hoje, uma porta de entrada para a universidade.

Portanto, se você sonha com um diploma comece a se preparar desde já para a próxima edição do exame. Até agora, poucas informações foram divulgadas sobre o Enem 2012, porém, acredita-se que ela deva seguir o mesmo cronograma das versões passadas.

Como a prova só é realizada no último trimestre do ano, você tem bastante tempo para se preparar. O ideal é montar um plano de estudo organizado, separando os dias certos para cada matéria. Fixe um horário confortável, ou seja, que permita a leitura do conteúdo sem interrupções. O local também precisa facilitar a concentração. Separe um canto da casa onde você saiba que não será incomodado por ninguém.

Dedique maior esforço às disciplinas com as quais você tem mais dificuldade. É importante ler com atenção e pedir a ajuda de algum professor ou colega mais instruído para tirar as suas dúvidas. Durante o seu estudo, reserve um tempo para fazer exercícios e resolver provas de edições passadas. Os especialistas explicam que isso ajuda no desenvolvimento do raciocínio e faz com que o candidato se aprimore na solução de problemas.

Garota estudando e ouvindo música

Eles também alertam sobre a necessidade do estudante sedimentar conceitos básicos, já que o Enem é bastante preciso na colocação de termos e palavras. Por isso, crie glossários ou pequenos resumos com as definições dos temas mais importantes, pois, assim, você vai diminuir a chance de cometer equívocos na hora da prova.

À luz da dica anterior, tome bastante cuidado com os materiais disponíveis na internet. Eles não são totalmente confiáveis e podem conter erros conceituais gritantes, prejudicando sua aprendizagem. O melhor é se ater aos livros didáticos e apostilas de cursinhos, que trazem um conteúdo mais bem elaborado, visando sempre o melhor entendimento do estudante.

Como o Enem verifica a formação do candidato de modo bastante abrangente, invista na leitura de jornais, revistas, sites de notícias e obras literárias. Isso vai te ajudar a ficar por dentro de assuntos que, eventualmente, podem ser cobrados no exame.

Publicado por Fabio
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar