Calculadora da ovulação e tabela dos dias férteis

Existem métodos que orientam uma mulher a engravidar, como a calculadora da ovulação e a tabela dos dias férteis trazem resultados positivos.

Mulher mostrando o teste de gravidez

A tabelinha auxilia a no cálculo do período fértil.

A calculadora da ovulação foi criada para auxiliar os médicos e as mulheres que tentam uma gravidez a descobrir quais dias está em seu período fértil, tendo mais chances na tentativa de engravidar.

Apesar de não haver 100% de precisão através do uso da tabelinha, ainda assim esse é um dos métodos mais comuns pelos casais que acreditam que chegou o momento de uma gravidez desejada, planejada e saudável. Aqui em nossa matéria, você vai descobrir tudo que precisa para conseguir engravidar!

Como funciona

A tabelinha funciona assim, primeiro a mulher precisa ter o registro escrito de cada ciclo menstrual de 8 a 12 meses, para então saber qual é o ciclo correto, e dessa maneira, saber quando poderá engravidar. Confira a tabela abaixo pra ter uma visualização melhor do período provavelmente fértil de uma mulher.

tabelinha

Estes registros servem para ter uma noção de quando começa o ciclo menstrual, confira em sua lista o ciclo que foi mais curto e subtraia 18 desse valor, se neste caso o ciclo for de 27 dias, então se estima que o período fértil tenha início no dia 9. Para saber o último dia do período, veja na lista qual ciclo foi o mais longo e subtraia 11. Então o ciclo desta mulher terminaria no dia 19.

O período fértil pode variar de mês em mês, e é por essa razão que essa tabelinha só pode ajudar quem está tentando engravidar. Se você quer evitar uma gravidez não planejada, a dica é se prevenir, usando anticoncepcionais e preservativos masculinos ou femininos.

Como saber qual é seu período fértil com mais certeza

Existe alguns métodos que ajudam as mulheres a terem certeza de que estão no dia certo. Um deles é a utilização do termômetro.  Basta introduzir o termômetro dentro da vagina, e marcar a temperatura, que geralmente varia entre 36 e 37 graus.

Faça a medição diariamente, por cerca de três ciclos. Você vai reparar que, em determinadas épocas  a temperatura vaginal sobre, e isso significa que os dias em que a temperatura se elevou, são os dias em que você está fértil.

Também existem exames de farmácia que ajudam a a detectar a fertilidade. Um deles é o Teste de fertilidade Confirme, que vem em uma caia com 5 tiras reagentes.

Recomendações

Para saber os dias em que estão ovulando não é tão fácil, portanto o uso da tabelinha ajuda muito. Mas esse método é recomendado apenas para aquelas que têm ciclo regular de 28 e 30 dias.

Mulher na expectativa para o teste de gravidez

Para a tabelinha dar certo anote em um calendário o primeiro dia da menstruação com destaque; com outra cor, marque os dias em que você pode ter relação entre o 1° e o 9° dia da menstruação; marque os dias em que não pode ter relações sexuais entre o 10° e 19°, nesses dias use camisinha.

A tabelinha não é indicada para meninas adolescentes, pois geralmente não têm um ciclo menstrual regulado.  E as mulheres que desejam engravidar basta conferir os dias férteis.

Siga a tabelinha e consulte um médico, se fizer todas as etapas corretamente seu sonho tem chances de ser realizado.

Período fértil

Veja logo abaixo um vídeo explicativo, que com toda certeza, irá te ajudar a sanar suas dúvidas sobre o período fértil. E se você não quer ter filhos ainda, não se esqueça de se prevenir com anticoncepcionais e preservativos, lembrando que, o uso de preservativos também é fundamental para evitar doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Hepatite C e a AIDS.

E se você acha que já está na hora de ter seu filho, nada melhor que consultar um médico, que poderá fazer uma avaliação física, e acompanhar sua gravidez desde o mais cedo possível, e dessa maneira evitar riscos a você e ao bebê!

19/03/12 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar