Alteração na menstruação o que pode ser

A irregularidade na menstruação pode ser considerada normal, mas também apresenta sinais de problemas. No caso de dúvida procure um médico.

Mulher deitada

Alteração na menstruação é algo que deixa as mulheres muito preocupadas já que pode ser uma gravidez inesperada ou até mesmo algum problema de saúde.

Quando nas condições normais, todas as mulheres apresentam uma periódica perda de sangue e endométrio desde o início da puberdade até a chegada da menopausa que acontece a partir dos 45 anos de idade, podendo ser variável de mulher para mulher.

Normalmente a menstruação é um ciclo que acontece em média a cada 28 dias, com uma duração de três a sete dias, aonde tudo vai de acordo com a o ritmo de vida e se a mulher ainda usa as pílulas contraceptivas fazendo com que o ciclo menstrual seja menor que sete dias.

É fundamental que as mulheres façam uma visita ao médico ginecologista ao menos a cada seis meses ou um ano para avaliar as condições do útero além de fazer os exames de rotina evitando surpresas desagradáveis. A visita pode acontecer até com adolescentes que estão começando o ciclo menstrual ou que ainda não desencadearam mais tem dúvidas.

Importância da visita ao ginecologista

Alteração na menstruação

Alteração na menstruação o que fazer.

Algumas alterações na menstruação podem ser consideradas normais quando no início do ciclo principalmente em adolescentes, mas ela também pode ser desencadeada pela presença de amenorreia que receberá um tratamento separado já que podem surgir alterações com relação à duração ou quantidade de hemorragias e menstruação irregulares.

Abaixo seguem algumas dessas alterações onde é indispensável à procura de um médico para que possa iniciar o tratamento adequado para o seu tipo de problema.

Alterações na duração – o tempo da menstruação varia de mulher para mulher que pode ser longo ou curto. Quando o sangramento persiste por sete dias ou mais é denominado polimenorreia e quando dura menos que três dias é denominado oligomenorreia.

Alteração da quantidade – a perda do volume menstrual pode ser inferior ou superior ao normal. Quando a perda de sangue é excessiva o problema pode ser denominado hipermenorreia e quando a quantidade é quase escassa é hipomenorreia.

Alteração da frequência – mesmo a menstruação sem costumeiramente regular elas se evidenciam com frequência superior ou inferior a normal podendo oscilar entre 21 e 35 dias. Como já foi mencionado acima tudo depende da mulher.

Vídeos com diversos esclarecimentos sobre menstruação

Se sentir qualquer diferença, anormalidade ou alteração no seu ciclo menstrual procure o seu médico ginecologista para que ele possa realizar exames e detectar as causas desses problemas e iniciar o quanto antes o tratamento.

Publicado por Paula
Revisado em 06/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar