07 de setembro – Independência do Brasil

A proclamação da independência foi um fato importante para o nosso país, promovendo novas oportunidades de crescimento para o Brasil.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Comemoramos no dia 07 de setembro a independência do nosso país.

Comemoramos no dia 07 de setembro o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro, no início do século XIX. Também comemoramos a instituição do Império do Brasil, no mesmo ano. Oficialmente, a data é comemorada no dia 07 de setembro devido à ocorrência do chamado “Grito do Ipiranga”.

O “Grito do Ipiranga” aconteceu às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o qual foi proclamado pelo Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança.

Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre a Independência do Brasil.

Importância da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Várias tentativas anteriores ocorreram e um grande número de pessoas morreu na luta por este ideal, como Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país durante a Inconfidência Mineira.

O processo de independência

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram Portugal, as quais preparavam o caminho para a independência do Brasil. Convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o país, determinou que nenhuma lei entrasse em vigor sem seu consentimento e também incentivou o povo a lutar pela independência do país.

Diante dos acontecimentos, o príncipe fez uma viagem rápida a Minas Gerais para acalmar a sociedade, que estava preocupada com tudo o que estava acontecendo. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma carta de Portugal que exigia sua volta imediata para a metrópole.

Quando estava em viagem de Santos para São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. O fato ocorreu no dia 07 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.Em dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do país.

Pós-Independência

Países como México e Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil. Portugal exigiu o pagamento de 02 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência do país. Embora tenha sido um grande valor, o fato não provocou rupturas sociais no Brasil.

Hino da Independência do Brasil

O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 07 de setembro. A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.

Veja mais informações

Ditadura no Brasil – Saiba o que foi esse sistema de governo
Diferenças entre república e ditadura
Calendário dos feriados 2014 nacionais

Publicado por Lucimara
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar