Violência emocional o que é? Veja exemplos

Você já ouviu falar de violência emocional ou psicológica? Para te ajudar a entender um pouco mais sobre este assunto confira no post abaixo alguns exemplos.

A violência emocional ou psicológica às vezes é tão prejudicial quanto à física, porém a mesma não deixa marcas e é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas a uma determinada pessoa.

Esta violência atinge a diversos jovens, adolescentes e, principalmente, mulheres. Mesmo que esta agressão não deixe marcas corporais visíveis ela causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.

O agressor costuma ser simpático, extrovertido e educado do tipo controlador e hostil, já o agredido se mostra frágil emocionalmente, inseguro e com baixa autoestima.

Exemplos de violência emocional

Violência emocional contra mulheres

A violência emocional acontece quando alguém humilha, faz chantagem com cenas melodramáticas e desmerecimento, fazendo com que o outro acredite que é culpado. Entre os casais isso acontece, principalmente quando o relacionamento esta enfrentando crises e isso gera inúmeros conflitos.

O agressor age de maneira egocêntrica, aumenta os seus argumentos e faz com que a pessoa concorde com suas decisões.

Quando isso acontece dentro de casa os pais costumam chamar seus filhos de tolos, incapazes, preguiçosos e acabam fazendo uma série de agressões verbais. Este ato pode fazer com que essas crianças venham a repeti-lo com outras pessoas quando forem adultos.

Além do mais certas pessoas fazem chantagem emocional com esposas e namoradas, o que acaba afetando a estrutura emocional. Entre os exemplos da violência emocional esta o desmerecimento pelo próximo, como julgar a maneira que se veste, colocar defeito em sua aparência, costumes ou até mesmo na personalidade. O agressor visa desestabilizar os outros diminuindo e afetando sua segurança em relação a si mesmo.

As agressões no geral acontecem dentro de casa ou em um local protegido. Vale lembrar que as pessoas afetadas não se dão conta de que estão sendo violadas.

Os agressores também fazem de tudo para afastar os amigos e parentes que são próximos da vítima. No trabalho isso também pode acontecer quando os chefes sobrecarregam os funcionários exigindo demais de suas funções.

Saiba Mais - Violência psicológica

Como evitar a violência emocional?

Menina triste sofrendo violência emocional

Ao perceber que esta sofrendo violência emocional é recomendado procurar a ajuda de um psicólogo para que o mesmo auxilie no tratamento. O especialista fará com que você enxergue suas qualidades e valorize a sua autoestima.

29/04/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar