Vida dos índios

Existem muitos indígenas em terras brasileiras. Eles possuem costumes, crenças e cultura diferentes, porém se adaptaram ao mundo moderno.

Mulheres índias

Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e também da agricultura.

A vida dos índios é bastante tradicional, principalmente, no que diz respeito a suas crenças e quanto ao seu modo de viver. Mesmo com algumas mudanças, alguns hábitos como a pesca e o cultivo de alimentos continuam sendo práticas bastante frequentes no dia a dia dos indígenas.

O povoamento da América do Sul teve início aproximadamente 20.000 a.C segundo a maioria dos pesquisadores, porém há suspeitas de que existam seres humanos no Brasil datados de 16.000 a.C, de 14.200 a.C e de 12.770 a.C no qual foram encontrados vestígios nas escavações arqueológicas de Lagoa Santa em MG, Rio Claro SP e Ibicuí RS.

Índio líder da tribo

História dos indígenas

Durante este processo teria ocorrido a diferenciação linguística e social no qual deu origem aos troncos indígenas Macro-Jê e Macro-Tupi, desde os séculos VIII e IX realizaram as organizações das nações Tupi e Guarani, onde são os que mais se destacam nos 500 anos da história do Brasil.

Na chegada de Pedro Álvares Cabral no ano de 1500 estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões, onde os Tupis ocupavam a região costeira que se estende no Ceará e Cananeia SP, os guaranis se espalhavam pelo litoral Sul do país e na zona do interior dos rios Paraná e Guarani.

Mesmo com as divisões geográficas a sociedade Tupi e Guarani eram bem parecidas entre si em todos os aspectos linguísticos e culturais, o grupo se formava e se mantinha unido principalmente pelos laços de parentesco que também articulavam o relacionamento dos mesmos entre si.

Conheça as receitas dos pratos indígenas

 

Mudanças na vida

  • Índios no passado

    Menina Índia

Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e também da agricultura onde se fixavam nos vales dos rios navegáveis que continham terras férteis e permaneciam no local por aproximadamente quatro anos e depois de ficarem esgotados os recursos naturais da área acabam migrando para outras terras em um regime semi-sedentário.

  • Índios no mundo Moderno

    Índio do mundo atual

No mundo moderno os índios usam roupas , calçados, não usam mais pinturas no rosto, moram em residências, possuem aparelho celular, acessam a internet, comem alimentos industrializados, enfim se adaptaram ao mundo atual. Mas também existem algumas tribos que não abandonaram seu costumes e tradições e lutam por seu espaço, como já foi mostrado em diversas reportagens. Confira abaixo um vídeo com mais informações.

12/12/08 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar