Vestidos para a primeira Comunhão

A primeira comunhão é uma cerimônia especial, e devemos ir com roupas adequadas e discretas, algumas igrejas padronizam o vestuário.

A Primeira comunhão é uma das cerimônias religiosas feita pela igreja católica de maior importância na vida de todos os cristãos, os participantes recebem pela primeira vez "corpo e sangue de cristo", simbolizados  pelo pão e vinho. É um momento especial na vida dos cristãos, pois a comunhão também serve como reafirmação da fé em cristo. Portanto essa celebração exige um figurino mais sofisticado e elegante como, pois a menina deve estar à altura deste acontecimento inesquecível.

É necessário passar por uma preparação mental e espiritual para que você possa tomar a hóstia, e para que isso aconteça, geralmente a catequese é composta por três estágio, sendo cada um com um ano ou cerca de um ano de duração. Depois deste período, que mescla estudos bíblicos com estudos específicos da tradição católica, as crianças estão prontas para receberem a hóstia, selando assim sua fé em Jesus e na Santa Igreja.

Trajes para a cerimônia de primeira comunhão

Meninas com vestido branco

As roupas das meninas devem ser em tom de branco e a dos meninos com detalhe azul.

O vestido deve ser apropriado para a ocasião e transmitir bons sentimentos, entretanto algumas igrejas católicas fornecem o traje mais apropriado para a celebração, sendo uma peça padronizada. Nesses casos, geralmente é escolhida uma túnica branca, que também simboliza a pureza dos que vão receber a hóstia pela primeira vez. Essa roupa também tem como objetivo simbolizar a paz e a igualdade entre os irmãos.

As túnicas podem ser inteiramente brancas, bem simples, ou podem conter algum tipo de adorno, como bordados dourados ou vermelhos. Em muitas igrejas, é também comum que seja oferecido dois padrões de túnicas, um para os meninos, e outro para as meninas, embora ambas apresentem poucas diferenças visuais.

Roupas para primeira comunhão.

Roupas para meninas

Caso sua igreja não tenha escolhido a túnica como roupa para todos usarem na primeira comunhão, o melhor é ir com um vestido, preferencialmente branco. É claro que você pode usar outras cores, como por exemplo bege ou amarelo bem clarinho.

No entanto, é importante perguntar aos catequistas qual é a cor ideal para se usar, visto que, muitas igrejas pedem para que todos usem branco no dia da primeira comunhão.

Mais sobre Vestidos para a primeira Comunhão

Também é importante ressaltar que o vestido deve ser longo, pois é também preciso demonstrar todo o respeito pelo ambiente e pela religião. Também é importante ressaltar que é preferível evitar roupas decotadas ou cavadas.

Roupas para meninos

Os meninos podem usar um terninho simples, de preferência branco, preto ou azul, que são as cores que as igrejas mais indicam para esse tipo de cerimônia.

Roupas de primeira comunhão para meninos e meninas

 

Além das tradicionais túnicas, muitas igrejas elegem um tipo de uniforme, que deve ser usado na cerimônia de primeira comunhão. Geralmente ele é composto de tênis branco, calça jeans, e camiseta branca, com o nome a igreja, por exemplo.

Fotos




Fabio
05/01/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Vestidos para a primeira Comunhão

Destaque

Lançamento de botas inverno 2012 2013 diversas marcas

Lançamento de botas inverno 2012 2013 diversas marcas