Transtornos alimentares mais comuns e tratamentos

Os transtornos alimentares são muito comuns em adolescentes que procuram ter um corpo perfeito, estar bem informado sobre eles é essencial.

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Muitos adolescentes desenvolvem transtornos alimentares

Transtornos alimentares ou disfunção alimentar é um termo utilizado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que ocasionam severos prejuízos à saúde de um indivíduo, podendo ser considerados como patologias.

Normalmente, apresentam suas primeiras manifestações na infância ou na adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e prognóstico das condições.

Mais sobre transtornos alimentares mais comuns e tratamentos

Entre os principais transtornos alimentares encontramos a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Ao longo do artigo disponibilizaremos informações detalhadas sobre os transtornos alimentares mais comuns e os tratamentos.

Transtornos alimentares – anorexia nervosa

 

Anorexia - analogiaA anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e estresse físico. Trata-se de uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

Uma pessoa que sofre de anorexia nervosa é chamada de anoréxica, a qual também pode desenvolver bulimia nervosa. Normalmente, a anorexia nervosa afeta adolescentes do sexo feminino, mas também pode ocorrer em alguns rapazes.

Sintomas da anorexia nervosa

• Depressão profunda;
• Obstipação grave;
• Diminuição ou ausência da libido;
• Ausência de menstruação;
• Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.

Tratamento para anorexia nervosa

O tratamento para a anorexia nervosa deve ser feito com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e nutricionistas. Não existe um medicamento próprio para a anorexia, mas o uso de antidepressivos, medicamentos que abrem o apetite e os polivitamínicos são muito indicados.

Transtornos alimentares – bulimia nervosa

TRANSTORNOS ALIMENTARES

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis de perda de peso rápido, como uso de laxantes, indução do vômito, abuso de cafeína, etc. Este transtorno diferencia-se da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente, entre outros sintomas.

Sintomas da bulimia nervosa

• Impulsos incontroláveis para ingerir alimentos;
• Sentimentos de depressão, culpa e vergonha;
• Sentimentos de ansiedade e angústia frente ao estresse.

Tratamento da bulimia nervosa

O tratamento da bulimia é feito de forma ampla, com acompanhamento do médico psiquiatra e utilização de psicofarmacoterapia. Existem medicamentos da classe de antidepressivos, os quais aumentam os níveis do neurotransmissor serotonina no sistema nervoso e são muito indicados para evitar ciclos de compulsão. Além de acompanhamento nutricional e psicológico.

Transtornos alimentares

No vídeo acima são disponibilizadas diversas informações sobre os transtornos alimentares e ainda conta a história de duas jovens que desenvolveram esses transtornos e que agora se encontram em tratamento.

04/09/12 por Lucimara

   



Mais informações por email

Comentar