Torres gêmeas onze anos após o ataque

O dia 11 de setembro de 2001 foi marcado por um atentado às Torres Gêmeas resultando em muitos mortos, além de atingir a edifícios próximos.

TORRES GÊMEAS ONZE ANOS APÓS O ATAQUE

O ataque a Torre Gêmeas resultou em 2.996 mortos.

Esta terça-feira (11) marca onze anos do ataque terrorista de 11 de setembro no ano de 2001. Nesta data ocorreu uma série de atentados aos Estados Unidos, onde 19 terroristas da Al- Queda sequestraram quatro aviões comerciais de jato de passageiros e atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque matando todos que trabalhavam e residiam no edifício.

O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, já o quarto caiu próximo ao campo de Shanksville, na Pensilvânia.

Consequências do ataque

Pessoas vendo a queda das torres

O ataque às Torres Gêmeas resultou em 2.996 mortos, incluindo os 19 sequestradores. Os Estados Unidos responderam ao ataque com o lançamento da Guerra ao Terror onde invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban.

Devido ao ataque algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas após a semana seguinte do atentado o que resultou em prejuízos ao reabrir, principalmente nas indústrias aérea e de seguro.

Além de atingir aos 110 andares das Torres Gêmeas o ataque afetou outros edifícios como o 7 World Trade Center, o 6 World Trade Center, o 5 World Trade Center, o 4 World Trade Center, o Marriott World Trade Center, o World Financial Center e a Igreja Ortodoxa Grega St. Nicholas.

Investigações

Osama bin Laden

O FBI após 72 horas do atentado identificou os corpos dos sequestradores e depois de analisar os seus documentos levantaram informações sobre os mesmos como o nome, residência e país de origem.

Os resultados dessa busca concluíram que Al-Queda e Osama Bin Laden estavam envolvidos no atentado sendo os responsáveis pelo ataque as Torres Gêmeas.

Alega-se que os principais motivos para os ataques de 11 de setembro sejam a presença dos EUA na Arábia Saudita, o apoio a Israel por parte dos Estados Unidos e as sanções contra o Iraque.

Memoriais

Memorial 11 de setembro

Anos após o atentado foram implantadas algumas modificações no local. Um dos primeiros memoriais foi o Tribute in Light uma instalação de 88 holofotes que projeta duas colunas verticais de luz no céu, onde ficavam as torres do World Trade Center.

O Memorial do Pentágono foi aberto ao público no sétimo aniversário dos ataques, no ano de 2008. Para marcar a data foram construídos 184 bancos de frente para o Pentágono.

Em Shansville, o Memorial Nacional do Voo 93, pretende incluir um bosque esculpido de árvores formando um círculo em torno do local do acidente.

Foram construídos diversos monumentos permanentes, além do mais as vítimas do ataque tem acesso a bolsas de estudos e ajudas de caridades em parceria com outras organizações.

Para saber outras informações, faça uma pesquisa em sites da internet e ganhe mais conhecimentos sobre este assunto.

11 de setembro


Neste vídeo você confere a matéria apresentada pelo Jornal Nacional ( Rede Globo) onde mostra com detalhes o atentado, vítimas e pessoas que estavam próximo ao local durante o ataque.

Veja abaixo artigos com este tema

Oito anos sem torres gêmeas

Osama Bin Laden está morto

11/09/12 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar