Textos sobre educação

A educação é a principal ferramente de mudança em qualquer sociedade. Um povo educado, é consequentemente, um povo próspero e feliz!

Educação

A educação é o caminho para o sucesso.

A educação é fundamental na formação de nossas crianças, sendo que, somente através da educação é que poderemos vislumbrar a esperança de um futuro melhor, mais justo, e menos desigual, com menos violência, mais trabalho, e estabilidade na vida de todos os brasileiros.

E neste quesito o Brasil deixa muito a desejar, já que a grande maioria dos nossos jovens e crianças não tem acesso à educação de qualidade, sendo esse problema tão grave que serve de tema de redação para os diversos vestibulares brasileiros. Além disso, é um dos fatores preponderantes da miséria, violência e corrupção em nosso país.

Qual é o papel do educador

O papel do educador.

O educador, ou seja o professor, têm o papel de instruir o aluno. Hoje em dia, principalmente na rede pública de ensino, esses profissionais estão cada dia mais desvalorizados, desmotivados e desrespeitados, tanto por outros colegas de profissão, alunos, pais, governo e sociedade em geral.

O educador tem como função ensinar. Ou seja, ele é a base de tudo, levando o conhecimento desde as crianças, até os adultos, já na universidade ou faculdade. Ocorre que, a cada dia, esses profissionais chegam mais despreparados a sala de aula, e acabam desmotivando o aluno, e passando uma imagem de incapacitado, levando a uma bola de neve, que gera mais desrespeito e desvalorização.

Para mudarmos esse panorama, o ideal é a junção de família, escola, comunidade e governo, para que assim os professores voltem a ser vistos e respeitados como mestres.

A Educação Precisa de Respostas

Qual é o papel da família

Importância da família na escola.

No processo de formação de caráter, a família possui o papel mais importante, pois antes de ir para a escola, a criança já vivencia e aprende inúmeras coisas, quando a criança chega na escola, desmotivada, enfrentando o professor, ou brigando com os colegas, este pode ser um espelho daquilo que ela vivencia no ambiente familiar.

Mais sobre Textos sobre educação

Além disso, outro papel importante da família é acompanhar o rendimento do s filhos na escola. Sem o amparo e o interesse dos pais, avós, tios, ou qualquer um que seja responsável por aquela criança, ela simplesmente se recusará a aprender, se mostrando indiferente, dentro da sala de aula.

Para que os ensinamentos da escola surtam efeitos, é preciso que a família esteja presente. Caso contrário, será praticamente impossível que essas crianças consigam compreender o ambiente escolar corretamente. O que é necessário entender é que o processo educativo, principalmente o que engloba o ensino infantil, fundamental e médio, só terá sucesso se escola e família trabalharem juntos.

Quem foi paulo Freire.

Textos sobre educação

Não podemos negar que alguns dos textos mais importantes sobre educação são de autoria do educador e filósofo Paulo Freire, que escreveu alguns dos mais notáveis textos sobre pedagogia e a importância da educação, sendo reconhecido por isso mundialmente. Os contextos citados acima são em parte retirados de muitas de suas obras, que devem ser lidas por todos os que acreditam na educação como meio de transformação.

Suas obras podem ser encontradas em praticamente todas as livrarias do Brasil, e sua maneira de escrever é leve e muito interessante. Entre suas obras, podemos ressaltar o livro "Pedagogia da autonomia". Todas suas obras mostram o quanto a educação liberta e transforma a vida de todos que têm contato com ela. Vale a pena ler este, e todos os outros de seus livros.

As propostas de Fernando Haddad para a educação

Leia também sobre:

Educação no Brasil
Ministério da Educação
Nível Educação Brasileira
Qual a importância dos pais na educação
Falar sobre estudos com o filho




Fabio
20/01/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Textos sobre educação

  1. Ótimo Site fala toda a verdade sobre a educação parabéns!!!

    Matheus Foiato de Lima