Teto salarial INSS 2010

Teto salarial INSS 2010
Os assegurados do INSS que recebem mais do que um salário mínimo terão um reajuste de 6,19% no ano que vem. Com a mudança, o valor máximo pago pelo Instituto Nacional do Serviço Social passará para R$3.418,00.

O acordo foi fechado entre o governo federal e alguns sindicatos. Entretanto, o aumento ainda depende do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro deste ano. A aplicação do acréscimo está prevista para janeiro de 2011, com o beneficio sendo pago em fevereiro.

Os aposentados terão um aumento ainda maior. De acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a mudança, aprovada pelo Congresso Nacional será de 8,9%, elevando o beneficio para R$507,00.

Caso a negociação não fosse feita, os aposentados que recebem mais do que um salário mínimo teriam um reajuste de apenas 3,64%, valor equivalente ao da inflação. Entretanto, a proposta de dar aumento maior do que a inflamação com base no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) ainda deve passar pela câmera e no senado.

Lembrando que só tem direito ao beneficio trabalhadores que são aposentados por idade: mínimo de 65 anos para o sexo masculino e de 60 anos para o sexo feminino. Entretanto, trabalhadores rurais podem dar entrada a aposentadoria com 60 (homens) e 55 (mulheres) anos. Além disso, é necessário comprovar, pelo menos, 180 meses de contribuição.

Mais sobre Teto salarial INSS 2010

A aposentadoria também é concedida por invalidez, ou seja, aos trabalhadores que, por doença ou acidente, são considerados incapacitados de desempenhar qualquer atividade profissional, e por tempo de contribuição, que deve ser igual a 35 (homens) e 30 anos (mulheres). Entretanto, os homens pedir a aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade, mais um adicional de 40% sobre o tempo que falta para completar 30 anos de contribuição.

Já as mulheres podem dar entrada ao requerimento aos 48 anos, mais a mesma taxa adicional sobre o tempo restante para completar 25 de contribuição. Maiores informações sobre este assunto, você encontra no site www.previdenciasocial.gov.br.




Fabio
27/04/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Teto salarial INSS 2010

Destaque

Tabela pis 2011

Tabela pis 2011