Técnicas para controlar a ansiedade

A ansiedade anda te consumindo? Não se preocupe, atente às informações abaixo e veja algumas formas de controlar essa emoção!

A ansiedade é, sem dúvida alguma, a emoção mais perturbadora. Muitas vezes, é confundida com nervosismo ou medo, mas na verdade é um sentimento distinto de tudo isso. Esse sentimento ruim chamado ansiedade surge ao enfrentarmos alguma situação nova, diferente de tudo que já passamos.

Pode ser algo bom ou ruim, tanto faz. Basta ser algo novo. A ansiedade é acompanhada de alterações comportamentais e físicas. Em alguns casos atrapalham também nossa capacidade cognitiva.

ansiedade

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Esse transtorno comportamental e físico chamado ansiedade é considerado uma doença (ou problema) emocional, principalmente quando surge intensamente e atrapalha o indivíduo, causando sofrimento físico e emocional, trazendo prejuízos em seu trabalho, família, relacionamentos íntimos e sociais, etc. Você se identifica com tudo isso? Há outros sintomas que, caso estejam presentes em você, recomenda-se procurar um especialista.

Inquietação

Batimento cardíaco acelerado, boca seca, cansaço, inquietação e sustos frequentes, náusea, calores, dores musculares, vertigem, tremores e espasmos musculares são sintomas físicos presentes na pessoa ansiosa. A dificuldade se concentrar, dormir, incapacidade de lidar com novas dificuldades, nervosismo excessivo, preocupação, tensão e irritabilidade ao extremo são sintomas cognitivos da ansiedade.

Caso você esteja realmente com esses sintomas, vamos dar umas dicas de como se alimentar e meditar para controlar a ansiedade. Mas não deixe de procurar um especialista.

Alimentos para controlar a ansiedade

Frutas cítricas

Há estudos que dizem e comprovam que a vitamina C, encontrada principalmente em frutas cítricas, ajudam a diminuir a secreção de cortisol. Cortisol é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta à ansiedade, que "avisa" o restante do corpo desse estresse.

Frutas cítricas

Ao consumir vitamina C, seu sistema nervoso funcionará melhor e aumentará a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Alimentos lácteos, ovos e seus derivados magros são ótimas fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. Esse aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Carboidratos

Os carboidratos dos cereais, tanto simples como integrais, são um aliado no combate à ansiedade. Eles aumentam o nível de açúcar no sangue, o que aumenta sua energia e causa o bem-estar e disposição. Cuidado em não pecar pelo excesso!

Carboidratos

Meditação para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade fazendo meditação é uma excelente saída. A pessoa que medita regularmente consegue lidar com o estresse com maior facilidade. Ela relaxa com mais frequência, e isso faz com que seja menos nocivas as ocorrências estressantes.

Meditar

Pense em coisas positivas e procure respirar adequadamente. Veja o lado positivo das coisas e tente vivenciar o momento em que está passando. Agir com tranquilidade, além de lhe dar a melhor solução para o estresse, aliviará sua ansiedade.

Quer saber mais sobre como controlar a ansiedade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo:

Veja mais sobre a ansiedade

20/11/15 por Paulo Sérgio

   



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