Tabela do Seno, Cosseno e Tangente

Veja nesta matéria algumas informações sobre as tabelas e valores do seno cosseno e tangente. Aproveita também para deixar suas dúvidas.

Cálculo matemático

O principal objetivo da Trigonometria é o estudo das relações entre lados e ângulos de um triângulo

Sendo uma das áreas mais importantes da matemática, a trigonometria é a área que mais abrange estudos de cálculos, sendo fundamentalmente importantes para a física, topografia, engenharia, engenharia marítima e engenharia aérea, entre outras ciências. Além disso, esta área abrange também a cartografia e agrimensura.

Hiparco - O pai da trigonometria

O matemático grego Hiparco, é considerado o pai da trigonometria. Ele nasceu 190 anos antes de Cristo,  na Bitínia, região onde hoje fica a Turquia, e fundamentou os elementos básicos, utilizados até hoje nesta importante área de cálculos. Além da trigonometria, ele também desenvolveu o astrolábio, um dos mais eficazes meios de navegação da época, que foi usado por navegadores do mundo inteiro por mais de 1.000 anos. Esse instrumento podia medir a distância entre os astros, além de sua posição em relação ao Barco, e dessa maneira, os navegantes conseguiam se locomover sabendo exatamente para que direção estariam indo.

O que é a Trigonometria

O principal objetivo da Trigonometria é o estudo das relações entre lados e ângulos de um triângulo, sendo ainda nos dias de hoje um dos cálculos mais indispensáveis quando falamos em astronomia e navegação. Atualmente, além dos campos mencionados, a maior aplicação dos cálculos trigonométricos se dá na física aplicada ou na física teórica.

Trigonometria vem da junção de duas palavras Gregas: trigonos (triângulo) e metrûm (medida), sendo que, ao pé da letra, podemos "traduzir" a palavra como "medida de triângulos". Hoje em dia, além dos cálculos feitos a mão, também é possível fazer os cálculos trigonométricos através de calculadores científicas.

Ângulos trigonométricos

Os cálculos trigonométricos em um triângulo partem de três relações, sendo Seno, Cosseno e Tangente. Veja a relação destes:

Tabela de relação de cálculos trigonométricos

Os ângulos 30°, 45° e 60°, são os mais importantes. Isso se deve pelo fato destes estarem presentes em vários cálculos matemáticos, sendo a base para os demais cálculos. Abaixo confira os valores trigonométricos de cada um:

Mais sobre Tabela do Seno, Cosseno e Tangente

Tabela seno cosseno e tangente

Caso o valor dos ângulos sejam outros, abaixo segue uma tabela com os respetivos valores para cada ângulo trigonométrico. (Clique na imagem para ampliar)

Tabela de valores trigonométricos

Vídeo-aula com a introdução às funções seno, cosseno e tangente




Fabio
18/09/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Tabela do Seno, Cosseno e Tangente