Soro caseiro receita

O soro caseiro tem inúmeras vantagens, pois além de ser econômico é fácil de ser preparado, já que são necessários poucos ingredientes.

Mulher com dor abdominal

O soro é recomendado apenas em casos de emergência.

Mesmo não sendo um remédio, o soro caseiro é um forte aliado contra desidratação e diarreia, ele ameniza os sintomas mais extremos dessa patologia.

A diarreia pode levar a morte devido à perda de água, sais minerais e potássio. No início dos anos 60 criaram a composição do Sal de Reidratação Oral (SRO), assim é possível hidratar o paciente por via oral.

O SRO pode ser encontrado em Postos de Saúde pelo Ministério da Saúde, o pacote deve ser diluído em 1 litro de água limpa e ingerido após a evacuação líquida, as embalagens são compostas por cloreto de potássio, cloreto de sódio, nitrato de sódio e glicose.

No entanto não são todas as pessoas que têm acesso ao SRO, portanto podem preparar o soro caseiro que é constituído de água, sal e açúcar.

Vantagens do Soro caseiro

Preparar este medicamento em sua casa tem muitas vantagens como o baixo custo, a boa aceitação pela comunidade, disponibilidade de seus ingredientes no domicílio e facilidade ao prepará-lo.

Portanto é essencial preparar a solução de maneira adequada para que possa agir rapidamente no organismo prevenindo a criança ou adulto das dores causadas pela diarreia.

Soro caseiro ou Solução Sal Açúcar (SSA)

Ingredientes

-1 litro de água;

-1 colher rasa de sal de cozinha (3,5 g);

-2 colheres de açúcar (40g).

Modo de preparo

Para preparar o soro você deve higienizar bem as mãos e escolher um ambiente limpo. Pegue um copo de água filtrada ou fervida, acrescente um pouco de açúcar e sal, misture bem. Outra sugestão é utilizar a colher - medida oferecida pelos postos de saúde para o auxílio desta preparação.

O soro pode ser utilizado por até 24 horas após o preparo, no entanto o soro é recomendado apenas em casos de emergência.

Medidas soro caseiro

Sinais de desidratação

Entre os sintomas da desidratação por diarreia está a moleira funda, boca seca, olho seco e choro sem lágrima. Já a desidratação resultante do calor é quando o indivíduo fica exposto ao sol por muito tempo sem protetor solar o que causa boca seca e olho mais fundo, neste caso é indicado o consumo de água, chá, suco e água de coco.

Soro caseiro

Neste vídeo você confere o passo a passo para fazer o soro caseiro.

Veja abaixo artigos com este assunto

Ovo faz mal para a saúde?

Enviar perguntas ao Bem Estar

Alimentos ricos em ferro

 

11/09/12 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar