Significado das placas de trânsito

As placas de trânsito ajudam o motorista a conduzir-se melhor pelas cidades e rodovias, orientam sobre obras nas estradas e pontos turísticos.

As placas de trânsito devem ser respeitadas por todos os motoristas e podem ser encontradas ao lado ou suspensas sobre a pista, elas transmitem mensagens através de símbolos conhecidos e legalmente instituídos.

Diante disso todo indivíduo que queira tirar sua Carteira Nacional de Habilitação deve ter aulas sobre as placas de trânsito, Direção defensiva, Mecânica básica, Cidadania e meio ambiente.

Tipos de placas de trânsito

Placas de trânsito

Sinalização e Regulamentação

As placas de Sinalização e Regulamentação são vermelhas e circulares, elas apresentam sinais de '' Pare '', velocidade permitida, proibido virar a esquerda e a direita, proibido circular de bicicleta nesse local, dentre outros significados. É de extrema importância cumprir essas indicações, caso contrário está sujeito a multas.

Placas-de-regulamentação

Sinalização de Advertência e de obras

As placas de Sinalização e de obras são quadradas e amarelas, as mesmas estão presentes em locais em obras como rodovias e quais desvios devem ser feitos. Elas servem para alertar aos motoristas sobre a velocidade permitida e que existem operários logo à frente.

Placas de advertência

Sinalização de Indicação

Essas placas são azuis ou verdes, as mesmas ajudam a identificar vias e orientam os condutores de veículos quanto aos percursos, destinos e as distâncias das cidades. Elas são fundamentais e facilitam o seu percurso nas estradas.

Placas de indicação

Placas de Atrativos Turísticos

As placas de Atrativos Turísticos informam os locais importantes de uma cidade como, por exemplo, parques, zoológicos, pavilhão de feiras e exposições, dentre outros.

Placa_indicativa

Multas por desrespeitar a sinalização

Desrespeitar a sinalização pode acarretar multas de trânsito de R$ 53,20 a R$ 957,69, outras irregularidades como dirigir com a carteira vencida, circular na contra-mão, velocidade excessiva, andar com criança menor de 12 anos no banco da frente, também são consideradas infrações gravíssimas.

Portanto não deixe de respeitar as placas de trânsito além de garantir a sua segurança evita discussões e acidentes.

Informações sobre as placas de trânsito

Fotos de placas de trânsito

09/02/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar