Segurança de rede sem fio

Quem está buscando mais informações sobre segurança de rede sem fio vai apreciar nossas dicas sobre esse assunto tão importante!

Segurança de rede sem fio.

Dicas de Segurança de rede sem fio

Quem possui uma rede Wi-Fi em casa, antes de começar a usar as incríveis vantagens que esse tipo de tecnologia proporciona, também tem que pensar em sistemas de segurança de rede sem fio. Muitas pessoas criam redes domésticas sem fio para que com isso obtenham a sua conectividade com a Internet em diversos aparelhos como tablets, smartphones e notebooks, mas se esquecem de um importante e básico passo dessa instalação, a utilização de senhas que protejam sua rede wireless e dessa maneira, a utilização da rede fique restrita apenas a quem possui essa senha, evitando assim que outros dispositivos se conectem a sua rede.

Parece uma grande bobagem, mas se você não faz a segurança e rede sem fio corretamente, você pode abrir espaço para espertalhões, que vão acabar "sugando" a potência da sua rede fazendo com que sua transmissão de dados seja afetada e, com isso, as quedas da conexão podem ser constantes. Mas esse não é o grande único risco de se manter a rede sem fio desprotegida.

Riscos da falta de segurança de rede sem fio

Como já dissemos acima, a falta de segurança de rede sem fio pode acabar gerando vários intrusos, que vão usar seu sinal wireless para entrar na internet, mas quando falamos em risco, esse é o menor deles. Como você já deve saber, quando entramos na internet, possuímos um registro que é chamado endereço IP. Apesar do fato de que cada computador possui um IP diferente, quando se trata de acesso à internet por meio de roteador, não importa quantos computadores estejam ligados à rede mundial de transmissão de dados o número do IP, nesse caso específico, será o mesmo.

Agora imaginemos que alguma pessoa mal intencionada sabe que seu roteador que gera o sinal de rede wi-fi está desprotegido. Ela vai poder ter livre acesso a sua rede, mas não está preocupada em fazer downloads, jogar ou acessar redes sociais, mas sim, está querendo utilizar sua rede para crimes na internet.

Depois do crime feito, os peritos das polícias Militar, Civil e Federal poderão rastrear de onde o crime foi feito, e então chegarão ao endereço IP da sua rede wi-fi. Pensemos juntos agora, será que eles vão acreditar em você, quando disser que se esqueceu de fazer a segurança de rede sem fio, ou será que você vai se tornar o principal suspeito?

Segurança de rede sem fio.

Como sabemos, os crimes virtuais vem aumentando e, nesse momento, caso alguém chegue ao seu endereço IP, em decorrência de um crime praticado, até que você consiga provar que não fez nada de errado, e que foi uma terceira pessoa que se utilizou da sua "inocência virtual" para aplicar golpes, postar imagens e vídeos ilegais ou praticar qualquer coisa que a constituição e leis brasileiras considerem crimes, você terá muita dor de cabeça, terá que gastar com advogados e, certamente poderá encarar um grande e difícil processo. Por isso, nunca se esqueça de fazer a segurança de rede sem fio na sua residência, para te ajudar, selecionamos algumas dicas, além de um vídeo explicativo.

No centro da maioria das redes Wi-Fi residenciais o ponto de acesso é um roteador. Para configurar esses equipamentos, os fabricantes fornecem páginas da Web que permitem que os proprietários possam fazer todas as alterações necessárias para que as senhas possam ser colocadas. Estas ferramentas da Web são protegidas com uma tela de login com o nome de usuário e senha para que somente o dono do roteador possa fazer as mudanças necessárias. Geralmente, você precisa ter um provedor de internet que fornece esse login. No entanto, para qualquer peça do equipamento, os logins fornecidos são simples e muito bem conhecidos de hackers na Internet, por isso, faça as alterações o mais rápido possível.

Segurança de rede sem fio - WPA, WPA2 ou WEP

Todos os equipamentos Wi-Fi suportam alguma forma de criptografia, que são sequências alfanuméricas, que embaralham a troca de dados enviadas através de redes sem fios, de modo que eles não podem ser facilmente lidos por seres humanos. Existem tipos diferentes de tecnologias de criptografia criadas para que a segurança de rede sem fio seja realmente efetiva. Naturalmente, você vai querer escolher a forma mais forte de criptografia para a sua rede sem fio. Existem três principais tipos de tecnologia de criptografia, são elas WPA, WPA2 e WEP.

O que é WEP

É a sigla de "Wired Equivalent Privacy", que significa algo como "privacidade equivalente com fio", ou seja, significa que este tipo de tecnologia consegue deixar a segurança de rede sem fio, equivalente aquela rede tradicional, com fio. Porém isso já não é mais o que acontece. A cada dia, especialista em quebrar senhas desenvolvem programas capazes de encontrar as diversas falhas e vulnerabilidade que as redes wireless protegidas por WEP possuem, e por essa razão, você deve evitar o máximo possível colocar esse tipo de sistema para fazer a segurança de rede sem fio na sua casa ou escritório.

O que é WPA e WPA2 Como colocar senha em roteador.

WPA é a sigla de "Wi-Fi Protected Access", que pode ser traduzido como "proteção ao aceso Wi-fi". Existem também as variações dessa tecnologia que são a WPA2 AES; WPA2 TKIP, e WPA2 Mixed. São os tipos de criptografia mais aconselhados para serem usados em configurações de segurança de rede sem fio. Mas somente isso não ajuda, pois é também necessário mudar as senhas constantemente, pois mesmo esse tipo de tecnologia superior pode ser quebrada, mesmo que leve algum tempo. A dica é mudar a senha pelo menos a cada quinze dias.

Como configurar uma rede sem fio (wireless)

Um vídeo bem simples, mostrando como configurar uma rede sem fio, também chamada de wireless de uma maneira bem simples!

Segurança de rede sem fio - Altere o SSID predefinido

Os pontos de acesso e roteadores usam um nome de rede chamado SSID. Os fabricantes normalmente fazer seus produtos com o mesmo SSID. Por exemplo, o SSID para dispositivos Linksys normalmente é "linksys". É claro que saber o SSID não tem o poder de por si só permitir que outros consigam entrar em sua rede, mas já é um começo. Quando alguém encontra um SSID padrão, já começam a entender que é uma rede mal configurada e são muito mais propensos a atacar. Altere o SSID padrão imediatamente ao configurar a segurança sem fio em sua rede. Geralmente isso pode ser encontrado no site da fabricante do roteador que você utiliza.

Segurança de rede sem fio - Ativar o MAC Address Filtering

Cada "pedaço" da engrenagem do wi-fi possui um identificador único, chamado endereço físico ou endereço MAC. Os pontos de acesso e roteadores utilizam o controle dos endereços MAC de todos os dispositivos que se conectam a eles. Muitos desses produtos oferecem ao proprietário a opção de chave nos endereços MAC de seu equipamento em casa, que restringe a rede para permitir apenas conexões a partir de determinados dispositivos. Ao fazer isso, você garante que apenas os seus aparelhos, ou aqueles que você permitir utilizem sua rede.

Segurança de rede sem fio - Desativar SSID Broadcast

Na rede Wi-Fi, o ponto de acesso ou roteador sem fio normalmente transmite o nome da rede sobre o ar em intervalos regulares, sabe quando você está com seu celular com wi-fi, e aparece a mensagem "rede wi-fi disponível"? É exatamente isso que o SSID Broadcast faz, ele "avisa" aos dispositivos que está ali e está funcionando, então se sua rede estiver sem nenhum tipo de segurança, é um prato cheio para que outras pessoas a utilizem. Mas o melhor mesmo é desativar essa opção, quando você desativa o SSID, nenhum aparelho poderá "enxergar" que existe uma rede wireless por ali, diminuindo as chances de invasão.

Segurança de rede sem fio - Descubra quais dispositivos estão conectados à sua rede Wi-fi

Quase ninguém sabe ao certo quais são os dispositivos que estão ligados a sua rede sem fio e se você não possui nenhum tipo de segurança de rede sem fio, fica praticamente impossível de saber se tem alguém utilizando sua internet sem sua permissão.

Mas assim como existem milhares de pessoas com o foco em mostrar como quebrar as senhas de redes, existem outros milhares que buscam levar até os internautas dicas de segurança, e assim, descobrimos o Wireless Network Watcher, um programa muito fácil de usar, que funciona como um tipo de Scanner, que mostra quantos dispositivos estão conectados a sua rede. Esse programa é compatível com Windows XP; Windows Vista; Windows 7; Windows 2000; Windows 2003 e Windows 8. E se por acaso, encontrar algum dispositivo não permitido usando a rede, desligue-a imediatamente.

Colocar senha em wi-fi.

Segurança de rede sem fio - Ativar o Firewalls do roteador

Roteadores de rede modernos possuem capacidade de configuração de firewall, mas também existem opções para desativá-los. Garantir que firewall do seu roteador está ligado é uma proteção extra. Para ativar o firewall e garantir ainda mais segurança de rede sem fio, vá até o painel de configurações de seu roteador, para isso, acesse o seu navegador e digite o endereço de IP do roteador, depois você deve digitar o nome de usuário e senha do seu roteador. Quando abrir a aba de administração, clique em “Firewall", e selecione a opção para habilitar o mesmo. Caso tenha dificuldades em chegar até esse local, procure saber como fazer isso no site da fabricante do seu roteador. Veja o vídeo abaixo, lembrando que para habilitar ou desabilitar o firewall, o caminho é o mesmo.

Segurança de rede sem fio - Posicione o roteador com segurança

A princípio parece uma dica sem sentido, ms temos que lembrar que o sinal wireless possui um "campo de alcance", se você colocar o aparelho próximo a rua ou a casa de algum vizinho o que vai ocorrer é que, seu campo de alcance será maior nesses locais, porém se você tentar posicionar o roteador o mais ao centro da casa quanto for possível, menor será o seu campo de alcance fora da residência.

Segurança de rede sem fio - Desligue a rede durante longos períodos de não utilização

Se não vai ter ninguém usando, porque você vai deixar o aparelho ligado? Esta é nossa última palavra em medidas de segurança de rede sem fio, se você passa muito tempo longe de casa ou se ninguém está lá para usar, a dica é você simplesmente desligar o roteador, assim evita que pessoas fiquem utilizando sua rede!

Leia mais sobre rede sem fio e roteadores

Melhores roteadores.

Além de nossas explicações sobre para que serve e como fazer a segurança de rede sem fio, você também pode ler outros artigos super interessantes sobre esse tipo de assunto. Nossas sugestões podem te ajudar a acabar com as dúvidas nesse tipo de assunto, e ainda por cima podem te ajudar a escolher o melhor roteador para sua residência, como instalar a tecnologia Wi-fi em sua casa, e também como instalar e configurar dois dos mais utilizados modelos de roteadores da atualidade!

04/09/12 por Laura

   



Mais informações por email

Comentar