Saiba como é feita a distribuição de renda no país

A distribuição desigual da renda no Brasil causa preocupação popular e governamental, pois muitos sofrem para conseguir se sustentar.

Boa parte dos problemas sociais existentes no país é causado pela má distribuição de renda. E essa é uma realidade que acompanha os brasileiros há séculos, desde a época em que o Brasil era apenas uma colônia dos portugueses.

Hoje, boa parte do capital nacional se encontra acumulado nas mãos de um pequeno grupo, e o restante da população sofre para conseguir se sustentar e ter acesso às suas necessidades básicas, como saúde, educação e lazer. Para saber mais sobre esta situação, continue lendo nossa matéria, e ao final, se quiser, nos deixe sua opinião e sugestão sobre o que pode ser feito para mudar este quadro.

Distribuição de renda

Dinheiros

Mais sobre saiba como é feita a distribuição de renda no país

No entanto o Sistema Tributário Nacional é um órgão responsável para a distribuição de renda que é arrecadada por meio de tributos pagos pelos brasileiros, já que o mesmo é um dos recursos que se destaca para financiamentos de serviços públicos prestados no Brasil.

E como todos sabem este é um dos assuntos que deixam os economistas mais intrigados ainda no qual devem medir o resultado das atividades econômicas, ou seja, a avaliação deve ser feita corretamente para que possa saber a quantidade de riqueza que é produzida.

E uma das formas mais comuns de realizar esta consulta é medindo o desempenho da economia do país pela análise do PIB – Produto Interno Bruto e a renda per capita, e para os que não sabem a renda per capita é o valor do PIB dividido pelo número de habitantes.

Sendo assim a concentração de renda do país não sofreu nenhuma alteração no decorrer das quatro últimas décadas, onde os seus índices ficaram oscilando entre as 10 últimas posições do mundo onde começou a apresentar os primeiros sinais de melhora somente no ano de 2001, já que nos o país tem conseguido aliar o crescimento econômico com a redução da desigualdade.

Algumas das estatísticas apontam que somente a partir do último trimestre do ano de 2002 a distribuição de renda no Brasil começou a melhorar lentamente, e no ano de 2004 aconteceu o primeiro avanço significativo para a diminuição da desigualdade econômica no país.

Confira também uma matéria sobre a Miséria e fome no Brasil, e fique por dentro deste assunto tão importante, que está intimamente ligado com a má distribuição da renda!

25/06/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar