Resumo da vegetação brasileira

O Brasil possui uma das mais ricas vegetações do planeta! Saiba tudo sobre essas nossas riquezas e aprenda a valorizá-las!

A vegetação brasileira é uma das mais ricas do mundo. A cada ano, pesquisadores encontram dezenas de novas espécies, pois nosso país é muito grande, e em pequenos espaços ainda não explorados existem gigantescas riquezas naturais.

Por se tratar de um país com tamanho de continente, no Brasil são encontrados vários tipos de vegetação, todas de suprema importância para a manutenção de um dos mais ricos e diversificados ecossistemas de todo o globo!

Tipos de vegetação Brasileira.

Mais sobre resumo da vegetação brasileira

Cada região do Brasil, ou mesmo sub-regiões de um estado, ou até mesmo cada região dentro de uma mesma floresta, possuem um tipo de planta, que podem ser classificadas em:

Vegetação típica de regiões áridas.

  • Xerófilas: plantas do clima árido, como os cactos;
  • Tropófilas: plantas de transição, encontrada nos climas de pode ser seco e outro momento úmido;
  • Higrófilas: plantas que se adaptam á umidade;
  • Aciculifoliadas: com folhas em forma de agulha, como o pinheiro;
  • Latifoliadas: encontrada em regiões úmidas e possuem as folhas largas;
  • Caducifólias: perdem as folhas em épocas frias ou secas.

Tipos de vegetação do Brasil

Cada tipo de planta se adapta em uma região, com o seu determinado clima e características. O Brasil é um país que possui diversos climas, e assim como no norte e nordeste é mais quente, ao sul o frio é maior.Também temos regiões de clima ameno e úmido, e clima extremamente seco, por essas razões existem tipos de vegetação diferentes em cada local do Brasil.

  • Vegetação Amazônica: possui grande diversidade em espécies vegetais, onde podemos encontrar plantas latifoliadas equatoriais.
  • Caatinga: vegetação típica de locais semi-árido, formada assim por plantas do gênero cacto e bromélia, e algumas pequenas árvores.
  • Cerrado: conta com uma vegetação de arbustos, troncos retorcidos e com casca grossa é típico de locais com o clima semi-úmido.
  • Mata dos Pinhais ou Araucária: é de regiões subtropical onde podemos encontrar árvores de troncos grossos e ervas-mate.Vegetação do Brasil.
  • Mata dos Cocais: é na região do Maranhão, Piauí e norte de Tocantins, conta com árvores de coquinho onde eles podem extrair o óleo de babaçu.
  • Complexo Pantanal: possui várias florestas juntas como a floresta tropical, o cerrado e lugares inundáveis.
  • Mata Atlântica: é um local úmido, conta com várias espécies de plantas e árvore.
  • Pampas: principalmente constituído de vegetação rasteira, grama, arbustos e pequenas árvores.

Os perigos do Desmatamento

Se existe algo que coloca em risco a diversidade de vegetação de nosso país é o desmatamento, principalmente em função da expansão agrícola pecuária.

Vegetação brasileira ameaçada.

De acordo com dados de organizações de proteção a Natureza, por dia são desmatados em nosso País mais que cinco campos de futebol. Precisamos ficar de olho e lutar contra esse mal, que prejudica não somente a natureza, mas aos seres humanos, causando os terríveis males trazidos pelo esfeito estufa e aquecimento global.

 

Saiba sobre o efeito estufa e aquecimento global

Quer saber como afastar esses riscos de nossa realidade? Então não deixe de acessar nossas matérias sobre o efeito estufa e aquecimento global, e também nos deixe sua opinião ou comentário sobre esses assuntos!

Mudanças climáticas no mundo

O que é e o que causa o Efeito Estufa

Diminuir os efeitos do aquecimento global

23/02/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar