Regras sobre o Judô

O Judô é uma arte marcial, e o lutador deve respeitar todas as regras e não cometer penalidades, podendo até ser desclassificado do jogo.

O judô foi criado no Japão no ano de 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano. Este esporte é uma arte Marcial que tem como objetivo a defesa pessoal, além do mais, conta com exercícios para desenvolver a mente, espírito e ajuda a ter um bom condicionamento físico. Este esporte é praticado em um tatame quadrado, as lutas masculinas têm duração de 5 minutos e as femininas 4 minutos.

As pontuações do Judô são: Ippon,Wazari,Yuko,koka. O objetivo do lutador é marcar o Ippon. O Ippon é conquistado quando o judoca consegue derrubar o outro, imobilizando os braços e as costas durante 30 segundos. O mesmo pode ser conquistado também pelo Wazzari, que vale meio ponto. Este golpe é um Ippon de forma incompleta, pois o adversário cai sem ficar com os ombros no tatame.

Yuko é quando um dos jogadores cai no solo do tatame, esse golpe vale um terço de ponto. A menor pontuação do judô é o Koka, acontece quando o lutador cai sentado, esse golpe vale um quarto de pontos. Ganha a luta quem fizer o Ippon primeiro.

Participantes do judô

Regras do Judô

Entre outras regras obrigatórias estão: à saudação (Ritsu-rei) em pé obrigatória no início e no fim do combate; respeitar seus superiores e colegas; ter higiene pessoal e do uniforme (kimono); o lutador não deve ter unhas compridas; não realizar kinshi waza (técnicas proibidas).

Em 2012 ocorreram mudanças em algumas regras como a proibição de catadas de pernas (ataques diretos com uma ou duas mãos abaixo da faixa) autorizadas catadas de pernas em sequência de técnicas (técnica real e diferenciada de tempo) e catadas de perna em contra-ataques.

Benefícios aos atletas

Penalidade

O lutador não pode acertar o rosto de seu adversário ou dar golpes que provoquem lesões ao pescoço e nas vértebras. Ao cometer essas faltas o lutador é penalizado e pode ser desclassificado da partida. O judô é para ser praticado como um esporte do bem, sem intenção de machucar.

Classificação por faixas

Os judocas usam faixas nas cinturas com diferentes cores para classificar o nível de jogo em que estão do menor para o maior. As cores das faixas que caracterizam os lutadores são: branca, cinza (Shitikyu), azul (Rokyu), amarela (Gokyu), laranja (Yonkyu), verde (Sankyu), roxa (Nikyu), marrom (Ikyu) e preta.

Para aqueles que são principiantes no judô, podem seguir essas dicas para não cometer erros no jogo.

19/03/12 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar