Regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Nós, brasileiros, temos apenas mais um ano para nos adaptarmos às novas regras ortográficas da Língua Portuguesa, já que, em 2012, as velhas normas do nosso idioma serão substituídas definitivamente.

Apesar de ter entrado em vigor em janeiro de 2009, ainda tem muita gente que não se acostumou com as mudanças. Se este é o seu caso, procure se informar sobre as alterações antes que seja tarde de mais, pois a partir do ano que vem o novo acordo ortográfico será obrigatório em exames, concurso e outros processos seletivos.

Para te deixar por dentro do assunto, separamos quais são as novas regras da Língua Portuguesa. Confira e se ainda tiver dúvidas, procure um bom professor.

• Trema
O trema só será usado em substantivos próprios e seus derivados, como Müller e mülleriano. Com esta nova regra, palavras do tipo agüentar, cinqüenta, freqüência e eloqüente perderão este acento.

• Hífen
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa tirou o hífen de palavras formadas por prefixos terminados em vogal. Abaixo, estão alguns exemplos de termos que fazem parte deste grupo.
Regra antiga – auto-retrato, anti-rugas, extra-seco, contra-regra, anti-social, contra-exemplo, auto-escola, auto-instrução, semi-automático.
Regra nova – autorretrato, antirrugas, extrasseco, contrarregra, antissocial, contraexemplo, autoescola, autoinstrução, semiautomático.

Porém, o hífen continuará sendo usado quando o prefixo terminar em ‘r’ ou vogal e a palavra seguinte iniciar com a mesma letra. Ex.: anti-ibérico, anti-imperialista, inter-relação, super-realista, inter-regional. Ainda há outros casos particulares sobre o emprego do hífen.

Mais sobre Regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

• Acentução
Não serão mais acentuados ditongos abertos em ‘ei’ e ‘oi’ (idéia-ideia, bóia-boia, assembléia-assembleia-, jibóia-jiboia), hiatos ‘oo’ e ‘ee’ (enjôo-enjoo, côo-coo, perdôo-perdoo, lêem-leem, dêem-deem). O acento diferencial em palavras homólogas também caiu (pára-para, pêlo-pelo, pólo-polo).

Estas são apenas as principais mudanças relacionadas as novas regras da língua portuguesa. Para saber mais, acesse www.brasilescola.com/gramatica.




Fabio
03/04/11

Relacionados com Regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Mais informações por email.

Comentar sobre Regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Destaque

A ditadura da beleza

A ditadura da beleza