Regras de transito 2009

Regras de transito 2009
Neste ano, o transito vai ficar marcado pelas mudanças e também pelo surgimento de novas leis, o que era extremamente necessário. A famosa lei seca, apesar de ter trazido muita polemica, fez com que o numero de acidentes diminuísse.

Em 2009, a perspectiva é que novas regras surjam para tornar o transito mais seguro. Alem disso, a tecnologia estará a nossa disposição, ou melhor, a disposição dos cidadãos da cidade do Rio de Janeiro, que poderão contar com um sistema de transito inteligente. A mudança vai acontecer no primeiro semestre do ano que vem, onde serão instalados cerca de 60 aparelhos nas ruas e avenidas mais movimentadas do Rio.

Alem disso, serão introduzidas 73 câmeras que monitorarão o transito, oferecendo mais segurança aos motoristas. Outra alteração importante é que o curso para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá 45 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas. Os condutores que forem tirar carta para motocicleta farão aulas em vias publicas, com o monitoramento do instrutor.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Transito) também publicou uma resolução que prevê o controle no uso dos faróis de gás xenônio. De acordo com a nova lei, este tipo de farol só vai poder ser usado em automóveis que contarem com um sistema que regule a altura das lâmpadas.

Quem instalou o kit de xenônio depois comprar o carro deve removê-lo, coso contrário, correrá o risco de pagar uma multa de 127 reais. Outra novidade é a instalação de um limpador de faróis, cuja finalidade é evitar que a luz sofra modificações por causa da sujeira.

O conjunto de novas regras ainda trás uma lei que prevê multas para os carros pertencentes a consulados e organismos internacionais (veículos de placas azuis). O objetivo é reduzir os abusos cometidos por esses utilitários. Além disso, para circularem em nossas vias, eles terão que fazer um cadastro no RENAVAM (Registro nacional de Veículos Automotores).

Mesmo com o surgimento dessas normas e com a aplicação de algumas mudanças, a conscientização continua sendo a melhor forma de melhorar a situação do transito brasileiro.

26/11/08 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar