Reciclagem de plástico no Brasil

Reciclagem de plástico no Brasil

A reciclagem não só de plástico, mas de todos os outros os produtos que podem ser reciclável é muito importante para que tenhamos um ambiente mais limpo.

Cada produto tem um tempo de decomposição, uns podem demorar muitos anos, outros podem demorar alguns meses. Mas para que possamos retirar eles do nosso meio ambiente é preciso utilizá-los de outra forma.

Mais sobre reciclagem de plástico no Brasil

O plástico é feito de petróleo e mais um monte de misturas que assim fazem o plástico. A reciclagem de plástico no Brasil é de 17,5%, porém é preciso reciclar muito mais para que possamos ter um país mais limpo.

O plástico é usado em quase todos os setores de nossa economia, como construção civil, agrícola, de calçados, alimentos, têxtil, lazer, eletrônicos, automobilístico, médico-hospitalar e distribuição de energia.

O lixo reciclado pode ser usado na fabricação de garrafas, frascos, baldes, cabides, pentes, cercas, vassouras, sacolas e painéis de construção civil. A vantagem de usar o plástico é que ele proporciona um menor consumo de energia na produção, reduz o peso do lixo, pouco risco no manuseio, além de serem totalmente recicláveis.

São três tipos de reciclagem de plástico, a reciclagem química que re-processa o plástico, reciclagem mecânica que converte o plástico em grânulos que pode ser reutilizado na produção de outros produtos e reciclagem energética que recupera a energia contida nos plásticos.

Para ajudar no trabalho de reciclagem é interessante que você separe o lixo em sua casa, para que o processo de separação e reciclagem possa ser mais rápido e assim menos tempo o plástico fica no meio ambiente.

A reciclagem é importante para a preservação do meio ambiente e da vida dos animais, que podem ingerir os componentes. Além disso, ter esses produtos jogados de qualquer jeito nas ruas, pode contribuir muito para as enchentes, pois eles entopem as vias de escoamento da água.

Por isso se cada um fizer a sua parte, o mundo poderá ser melhor e mais limpo. Colabore com a reciclagem de plástico e outros componentes.

22/02/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar