Recebimento do Abono do PIS

O abono salarial do PIS é o pagamento de um salário mínimo anual aos trabalhadores que tem direito, saiba quem são e como receber.

 Abono do PIS

O abonos PIS é destinado aos milhares de trabalhadores brasileiros, os quais prestam algum tipo de serviço à determinada empresa. O abono salarial é basicamente o pagamento de um salário mínimo anual aos trabalhadores que tem direito, no entanto, o mesmo precisar fazer o requerimento.

Abono salarial

Requirimento do abono do PIS

Para fazer o seu requerimento o funcionário precisa s submeter às ordens do empregados. O Órgão/Empresa no qual o trabalhador tem vínculo empregatício deve informar na data prevista, através da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ao Ministério do Trabalho.

Trabalhadores que tem direito de receber

O trabalhador que: 

  • Recebeu em média, até 02 (dois) salários mínimos mensais no ano anterior;
  • Estiver cadastrado no PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
  • Tenha sido cadastrado no fundo PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos.
  • Trabalhou no ano anterior, com vínculo empregatício, pelo menos 30 (trinta) dias.

Agora, os que não tem direito ao recebimento do abono PIS, são os famosos trabalhadores de rua, os quais estejam vinculados a pessoas físicas, o trabalhador rural também vinculado a pessoa física. O empregado domestico também se encaixava nessa modalidade, porém os direitos dos empregados domésticos mudaram. O PIS é um beneficio garantido por lei, então procure saber mais sobre esse assunto e assim você poderá exigir todos os seus direitos.

PIS

Recebimento do PIS

Os trabalhadores inscritos no PIS deverão receber o abono salarial nas agências da Caixa Econômica Federal e os que tiverem o seu Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Todos aqueles que são inscritos através do PASEP recebem o abono do PIS no Banco do Brasil. Para realizar o saque é necessário que a pessoa apresente um documento de identificação com foto e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

Abono Salarial do PIS

Prazos para o recebimento do PIS

É necessário seguir alguns prazos tanto para fazer seu cadastro no PIS quando para receber, geralmente as datas são avaliadas de acordo com as datas de aniversário, é preciso estar atento, pois após a data de vencimento o dinheiro não se encontra mais disponível, por isso confira quais são as datas para a inscrição no PIS ou PASEP.

Mais sobre Recebimento do Abono do PIS

Inscrições

Saiba também quais são as datas de recebimento para aqueles que já são cadastrados, não se esqueça de que online você poderá obter informações sobre os benefícios sociais. Confira a tabela de recebimento abaixo.

Abono

Você poderá obter maiores informações através do site oficial da Caixa ou então através do endereço eletrônico do Ministério do Trabalho. Poderão haver problemas com relação a liberação do pagamento, nestes casos é importante estar atento ao que pode ser feito para reajustar a situação.

O que fazer em casos de perda do benefício?

O Abono Salarial não recebido pelo trabalhador durante o exercício de pagamento não poderá ser sacado, afinal os recursos são devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a cada encerramento de exercício de pagamento. Para saber como ajustar essa situação acesse o site da Caixa ou compareça pessoalmente a uma das agências bancárias.




Fabio
14/11/08

Mais informações por email.

Comentar sobre Recebimento do Abono do PIS

Destaque

3 dicas de filmes românticos atuais

3 dicas de filmes românticos atuais