Qual a idade adequada para fazer academia

Menino levantando peso

Embora o treinamento de força para ganhar músculos e definição dos mesmos em crianças e adolescentes seja um tanto quando inadequado, segundo os médicos, muitas pessoas estão indo para academias ou até mesmo realizando exercícios nas suas próprias casas em busca de um corpo bonito e perfeito.

É claro que não são apenas os adolescentes, mas todas as pessoas que começam a fazer academia buscam um corpo mais “sarado” e para isso se enfiam de cabeça na academia e ficam lá por horas.

Porém, antes disso é necessário buscar informações e também aconselhamento de especialistas, para que ao invés de conquistar um corpo saudável e bonito, você não venha a causar danos a sua saúde e também à musculatura de seu corpo.

O que fazer para iniciar-se em uma academia?
Primeiramente saiba que não importa a idade que você comece a realizar uma academia, mas sim como você irá começar e quem estará te supervisionando.

É claro que se algum adolescente ou criança começar a fazer exercícios sem uma supervisão acabarão sofrendo contusões, ou algum problema que pode ser sério.

Isso porque sabemos que normalmente pessoas dessa faixa etária buscam de qualquer maneira conseguir músculos rápidos, mas não é assim que se faz uma academia.

Além de possuir um supervisor, são necessário que também sejam realizados alguns exames médicos e físicos, para avaliar sua capacidade dentro da academia, afinal, não adianta você tentar correr e correr numa esteira se seu corpo não agüenta e não está preparado para isso. Caso você force demais, é possível que o mesmo sofra danos sérios e façam você parar de freqüentar o local.

Outra coisa que vale lembrar é que os médicos aconselham exercícios para o aumento da massa muscular apenas depois dos 16 anos, pois é a partir deta idade que os músculos já estão praticamente todos formados e podem ser exercitados com propósitos de ganho de volume.

Caso realmente queira freqüentar uma academia, consulte seu médico e também um especialista na área de esportes, para que assim ambos possam lhe aconselhar os melhores exercícios.

02/12/11 por Davi

   



Mais informações por email

Comentar